EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4787
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA E ANALGÉSICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE MIL-FOLHAS (Achillea millefolium)
Autor(es): MARQUES, Leandro Felipe
SCHIAVON, Guilherme Tasso
CORTEZ, Lucia Elaine R.
AMARAL, Valéria do
Abstract: A inflamação é um mecanismo de proteção do organismo contra agentes agressores (físicos e biológicos) que busca retomar a homeostasia. Porém em certas condições, esse mecanismo é exercido de forma inadequada, podendo ele mesmo lesar o organismo. Devido a esse fator é necessário o desenvolvimento de medicamentos que tenham a ação anti-inflamatória. As plantas e ervas medicinais foram os primeiros medicamentos utilizados pelo homem na busca da cura de enfermidades, e continuam sendo utilizadas até mesmo hoje, onde em alguns casos, elas são o único recurso terapêutico a ser utilizado. As plantas medicinais são aquelas que possuem substancias com atividade farmacológica o suficiente para possuir uma ação terapêutica. A atividade farmacológica de varias plantas existe devido ao seu óleo essencial, os óleos essenciais são compostos orgânicos que são originados do metabolismo secundário das plantas e possuem composição química complexa, que são responsáveis por varias atividades farmacológicas que tem por função proteger a planta. A Mil- Folhas é uma planta aromática, originária da Europa, mas que se adaptou muito bem em outros países, como o Brasil. É muito utilizada na medicina popular, tanto na Europa como nas outras regiões em que se encontra, na Europa é utilizada em distúrbios gastrointestinais e em inflamações cutâneas, no Brasil ela é atualmente muito usada para infecções respiratórias, febre e dores reumáticas, sendo vários desses efeitos causados devido à sua atividade anti-inflamatória. O óleo é muito rico em componentes, sendo o principal componente o terpeno azuleno, e são esses vários componentes que dá a essa planta vários efeitos farmacológicos, como a ação anti-inflamatória e analgésica. Esse trabalho tem por finalidade avaliar a atividade anti-inflamatória do óleo essencial da Mil- Folhas sob algumas condições de cultivo, para assim determinar qual óleo possui melhor qualidade farmacológica. A avaliação da atividade anti-inflamatória foi realizada a partir da indução de inflamação nas orelhas dos camundongos seguido de tratamento com o óleo essencial de Mil-Folhas e com grupos de controle positivo e negativo. Foi então avaliado a atividade anti-inflamatória de cada amostra através do peso das orelhas inflamadas e tratadas. Os resultados foram tratados por meios estatísticos.
Palavras-chave: Anti-inflamatório
Azuleno
Plantas medicinais
Óleo essencial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4787
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leandro_felipe_marques2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)78.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.