EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4786
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO ÓLEO ESSENCIAL DE MIL-FOLHAS (Achillea millefolium L.)
Autor(es): MARQUES, Leandro Felipe
SASSO, Renato Nelson
CORTEZ, Lucia Elaine R.
FELIPE, Daniele Fernanda
Abstract: Os radicais livres do oxigênio podem atacar e danificar praticamente qualquer molécula do organismo, tornando a molécula atacada em um radical, e isso inicial uma reação em cadeia que pode gerar uma destruição sobre um tecido. Mas a lesão tecidual não é limitada ao organismo animal, hoje a oxidação lipídica é a principal causa de alimentos, e que pode ser prevenida pelo uso de substâncias antioxidantes. Essa destruição molecular causada por antioxidantes é responsável por alguns problemas de saúde como problemas cardiovasculares, doenças degenerativas e até câncer, sendo também o principal fator do envelhecimento celular, e em alimentos os radicais livres podem causar a deterioração. Para amenizar esse problema vem sendo pesquisados fontes de antioxidantes naturais que possam ser isolados e utilizados, tanto como preventivo em doenças degenerativas (relacionadas ao stress oxidativo) como doenças cardiovasculares e o envelhecimento celular, como também na preservação de alimentos, evitando sua deterioração oxidativa. A Mil- Folhas (Achillea millefolium) é uma planta aromática pertencente à família Asteraceae, muito utilizada na medicina popular em distúrbios gástricos, ulceras e inflamações. Seu óleo essencial possui uma gama diversa de componentes como o azuleno, alfa e o beta- pineno, cineol, cânfora, inclusive compostos fenolicos da classe isoflavonóides e biflavonóides. Os compostos fenólicos são os compostos mais comuns em plantas e hortaliças que apresentam atividade antioxidante, sendo os compostos fenólicos do tipo flavonóide os que apresentam maior atividade antioxidante. Sendo que a presença desses componentes no óleo essencial da mil- folhas reforça a importância da pesquisa de atividade antioxidante no óleo essencial. A pesquisa será realizada a partir do plantio de mudas de mil- folhas cultivadas com diferentes tipos de adubação, após o cultivo serão colhidas as folhas e as flores da planta, que serão processadas, limpas e secas, e então será realizado a extração do óleo essencial através de arraste de vapor (Clevenger). Os diferentes óleos essenciais obtidos serão submetidos ao método de radical livre DPPH• (2,2-difenil-1-picril-hidrazila) em triplicata. A atividade antioxidante será observada a partir da leitura de absorbância em espectofotometro.
Palavras-chave: Antioxidante
Azuleno
Plantas medicinais
Óleo essencial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4786
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leandro_felipe_marques1.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)78.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.