EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4781
Tipo: Artigo
Título: EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE JUNTO ÁS PESSOAS QUE VIVENCIAM O CÂNCER: O LAZER COMO ESTRATÉGIA DE QUALIDADE DE VIDA
Autor(es): LUCA, Lais da Silva
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
OLIVEIRA, Raquel Gusmão de
Abstract: Considerando o impacto da doença oncológica na qualidade de vida, o objetivo deste estudo é conhecer as mudanças que ocorreram na vida das pessoas após a descoberta do câncer e propor atividades educativas de lazer para impactar de forma positiva no enfrentamento da doença e qualidade de vida. Este estudo trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa- ação, o qual os participantes serão convidados a participar do estudo e todas as informações de esclarecimento serão oferecidas para posterior obtenção do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Faz parte do projeto de pesquisa docente Projeto de Educação para a Saúde, está vinculado ao grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Integralidade e Saúde e será executado como trabalho de conclusão de curso. Será utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi- estruturada composta por 5 perguntas relativas aos dados de identificação e 5 perguntas sobre a vivência com a doença e após esta entrevista será conduzida uma entrevista estruturada por meio do formulário de Qualidade de Vida – SF 36. Posteriormente, serão elencados os temas geradores propostos por Freire (1987), permitindo a elaboração da ação educativa, que será conduzida pela dialogicidade (FREIRE, 1996), através de dinâmicas e técnicas adequadas para esse fim. Espera-se identificar a qualidade de vida das pessoas que vivenciam o câncer e a relação com o lazer, permitindo executar ações educativas e de lazer.
Palavras-chave: Câncer
Educação em saúde
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4781
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lais_da_silva_luca2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.