EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4780
Tipo: Artigo
Título: AS INTERVENÇÕES DE UM GRUPO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO BENFICENTE DO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): LUCA, Lais da Silva
ALMEIDA, Mariana de Angelo
COSTA, Josane Rosenilda da
Abstract: À medida que a idade avança, existe uma progressiva perda de recursos físicos, mentais e sociais, a qual tende a despertar sentimentos de desamparo. A velhice parece deixar o indivíduo impotente, indefeso, fragilizado para tomar suas próprias decisões, para enfrentar seus problemas, o cotidiano, não só diante dos familiares, mas também da sociedade como um todo, podendo ainda ser marcada por doenças, sequelas, declínio funcional, aumento da dependência e perda da autonomia. O objetivo deste trabalho foi promover a interação entre os acadêmicos do 4° ano de enfermagem com os idosos e funcionários de uma instituição beneficente da área de abrangência de uma UBS no noroeste do Paraná, para contribuir na melhoria da qualidade de vida dos idosos institucionalizados; bem como a capacitação permanente dos profissionais. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo exploratório, realizado em uma instituição Beneficente do Noroeste do Paraná. Neste trabalho, com relação a educação permanente foi realizado o exame físico completo de oito idosos com maiores necessidades assistenciais, sendo utilizado um questionário abrangendo exame físico cefalopodal. Com a realização da entrevista e do exame ajudariam na detecção de sinais e sintomas que poderiam passar despercebidos pelos funcionários no dia- a- dia durante o processo de trabalho e também na atualização da ficha dos pacientes entrevistados. Foi realizado atividades de lazer, no intuito de promover a interação entre os membros da instituição, os acadêmicos e os idosos. Espera-se contribuir para a qualidade do serviço prestada aos idosos institucionalizados, a fim de intervir nas dificuldades encontradas durante o processo de trabalho dos funcionários.A melhoria da qualidade de vida destes internos foi perceptível, mesmo com o pouco tempo disponibilizado para a realização das atividades.
Palavras-chave: Idoso
Instituição beneficente
Intervenção de enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4780
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lais_da_silva_luca3.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)69.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.