EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4779
Tipo: Artigo
Título: AÇÕES DOS ENFERMEIROS NA EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA ASPESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS
Autor(es): PEREIRA, Kelly Fernanda Rocha
SOUZA, Clicia Suellen de
SOUZA, Bianca Regina de
ZURITA, Robsmeire Calvo Melo
Abstract: A saúde mental não representa apenas o transtorno mental, ela aponta o bem-estar e o potencial que cada indivíduo tem em lidar com o estresse decorrente do dia- a- dia. No final dos anos 70 se desenvolveu no Brasil a Reforma Psiquiátrica que teve como vertente a desinstitucionalização, essa reforma tem a proposta de substituir o modelo manicomial por uma rede de serviços substitutivos com uma abordagem psicossocial, proporcionando às pessoas com transtornos mentais um novo espaço social, onde as mesmas são tratadas com respeito. Aponta-se que o modelo hospital ocêntrico está sendo mudado, onde a porta de entrada das pessoas que necessitam de um atendimento de saúde são as unidades básicas de saúde que contam com o apoio das Equipes Saúde da família (ESF) que surgiram em 1994 inspirados no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) que surgiu em 1991. Sendo assim a ESF surgiu para reorganizar o modelo de saúde existente, baseado nos princípios do SUS de universalidade, integralidade e equidade, tornando-se assim uma nova maneira de trabalhar, onde o foco não é dado somente ao indivíduo doente e sim a família como um todo. Dados apontam que 3% da população, aproximadamente cinco milhões de pessoas, apresentem transtornos mentais severos e 9%, 15 milhões de pessoas, transtornos mentais menos graves. Os enfermeiros tem como função a promoção da saúde mental, prevenção da enfermidade, ajuda ao paciente, família e comunidade e, o profissional enfermeiro deve estar em constante formação. A Educação Permanente é uma aprendizagem realizada no trabalho, onde o aprender e o ensinar se fundem. Ela baseia-se na aprendizagem significativa e na transformação das praticas profissionais, ela ocorre através de problemas que são enfrentados no dia- a- dia e seu objetivo é a transformação das práticas profissionais e a organização do trabalho. Este trabalho tem como objetivo identificar as ações dos enfermeiros das ESF voltada a pessoas com transtornos mentais no município de Maringá- Paraná. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva de análise quantitativa realizada em cinco Unidades Básicas de Saúde no município de Maringá- PR. Participarão deste estudo 25 enfermeiros que fazem parte da ESF. Para coleta de dados será utilizado um questionário auto- aplicável, sendo 10 questões fechadas. Os dados serão analisados quantitativamente e apresentados por meio de gráficos e tabelas. Pretende-se com esse trabalho proporcionar aos enfermeiros um conhecimento útil na área da Saúde Mental e aos profissionais que já fazem parte da ESF uma proposta para capacitação e reciclagem, visando contribuir para o conhecimento na área e assim uma possível melhora no atendimento.
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Enfermagem
Programa Saúde da Família
Saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4779
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kelly_fernanda_rocha_pereira.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.