EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4777
Tipo: Artigo
Título: MELHORA NO PADRÃO DE TONICIDADE MUSCULAR DE PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN ESTIMULADOS PRECOCEMENTE
Autor(es): ESTERO, Karla Larissa Vas
MORETTI, Lizzie Ramos
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
MARCHI, Luciana Manzotti de
Abstract: A Síndrome de Down é uma anomalia cromossômica que resulta em alterações variadas. No sistema estomatognático há presença de várias estruturas que podem estar alteradas, como os dentes, a língua, o periodonto, a maxila, a mandíbula, a oclusão, além da articulação temporomandibular. Muitas pesquisas utilizam o eletromiógrafo, para a avaliação de estruturas orofaciais, com o propósito de estabelecer relação entre as atividades musculares dos lábios superior e inferior durante movimentos bucais; analisar a atividade muscular do músculo orbicular da boca em pacientes com respiração nasal ebucal; analisar a atividade muscular labial durante atividades de deglutição; observar as diferenças morfológicas em indivíduos com competência e incompetência labial; e comparar as atividades musculares dos lábios de crianças com e sem fissura labial. Algumas características destes pacientes podem mudar conforme a criança cresce. A hipotonia, por exemplo, pode ser reduzida, desde que a criança tenha sido amamentada exclusivamente, tenha tido uma adequada transição alimentar e que hábitos deletérios sejam evitados. A forma da boca muda conforme ocorre a erupção dentária e muitas crianças conseguem manter a língua dentro da boca à medida que o tônus muscular da mandíbula, maxila e língua aumentam, sendo possível ensiná-las a controlar a língua. Este projeto pretende verificar, através da utilização do eletromiógrafo, se a estimulação muscular precoce em pacientes com síndrome de Down é suficiente para modificar a postura da língua, favorecer o crescimento de maxila e mandíbula, favorecendo o correto alinhamento dos dentes, e favorecer a boa mastigação e fala. Será feito um exame inicial com eletromiógrafo e um questionário para conhecer os padrões alimentares e respiratórios do paciente desde o nascimento até a consulta na época. Os pais serão orientados quanto à alimentação adequada em cada momento da vida da criança e o seguimento das orientações será realizado mensalmente, sendo as modificações necessárias implementadas. Serão realizados exames aos seis meses (quando tem início a introdução de outros alimentos além do leite materno), 12 meses (quando incisivos inferiores e superiores erupcionam), 18 meses (quando há a erupção dos primeiros molares decíduos, iniciando movimentos de lateralidade mandibular e há um acomodamento da língua), 24 meses (erupção de todos os dentes com exceção dos segundos molares decíduos), 36 meses (erupção de todos os dentes decíduos) e aos cinco anos de idade (quando pode ter início a erupção dos dentes permanentes). Espera-se que a estimulação de alimentação adequada a cada fase da vida possa promover um crescimento craniofacial mais harmonioso que contribua para um melhor alinhamento dentário, bem como para uma mastigação mais satisfatória, padrão respiratório nasal, melhor padrão de fala e postura mandibular e lingual.
Palavras-chave: Síndrome de down
Hipotonia muscular
Promoção da saúde
Má oclusão dos dentes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4777
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karla_larissa_vas_estero.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)85.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.