EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4776
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS HOSPITALIZADOS
Autor(es): SPANHOL, Karla Danielle
MELO, Willian Augusto de
Abstract: A satisfação do usuário hospitalizado é um importante instrumento para o aperfeiçoamento de estratégias de gestão em saúde no sentido de desenvolver a relação entre prestador de serviço de enfermagem e usuário. Neste sentido, pretende-se realizar um estudo com objetivo de avaliar a qualidade de vida e a satisfação da assistência dos usuários internados em diferentes instituições hospitalares no município de Maringá- PR mediante o uso de um instrumento de coleta de dado validado. Metodologicamente será um estudo descritivo- exploratório de abordagem quantitativa e de corte transversal. A coleta de dados será realizada em três hospitais de médio porte do município de Maringá- PR, onde, a amostragem estratificada dos usuários que participarão do estudo se dará proporcionalmente e aleatoriamente, através da média de ocupação dos leitos nestes hospitais. O instrumento de coleta de dados que avaliará a qualidade de vida desses usuários será composta pelas variáveis sociodemográficas e o instrumento WHOQOL-bref, elaborado pela Organização Mundial de Saúde contendo 24 questões, divididas em quatro grupos denominados domínios, sendo domínio físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Para avaliar o grau de satisfação dos usuários utilizará o instrumento validado por Castellanos (2002) onde os níveis de satisfação com os atributos de atendimento são relativos à equipe médica, equipe de enfermagem, serviço de nutrição, atributos gerais e atendimento inicial. Para análise dos dados será empregada as ferramentas da estatística descritiva. Para as variáveis quantitativas serão calculadas as médias, medianas, desvio padrão, valores máximos e mínimos. Para as variáveis qualitativas serão calculadas as frequências absolutas e relativas. Para as análises estatísticas, serão utilizados os testes Qui- quadrado de Peason, e Teste Exato de Fisher, a fim de verificar a associação de dependência entre as variáveis, considerando nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Os resultados serão apresentados no formato de tabelas e gráficos. Após autorização formal das instituições hospitalares, o projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, cumprindo assim, os quesitos bioéticos recomendados pela Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde. Através deste estudo almejamos contribuir com a comunidade científica e assistencial de saúde, principalmente com os profissionais de enfermagem, através do levantamento das necessidades dos usuários e das propostas de melhorias que poderá emergir no campo da qualidade dos serviços de saúde e dos níveis de satisfação dos usuários que procuram e que recebem assistência de saúde.
Palavras-chave: Enfermagem
Qualidade
Satisfação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4776
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karla_danielle_spanhol.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)78.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.