EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4762
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO E PREVALÊNCIA DE CEPAS DE Salmonella spp. EM ALIMENTOS
Autor(es): MORAIS, Janicélle Fernandes
ZANQUETA, Érica Benassi
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: O aumento na demanda de produtos industrializados de conveniência, processados, refrigerados e prontos para o consumo, têm contribuído para o aumento do risco de enfermidades transmitidas por alimentos. As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) constituem um dos problemas de saúde pública mais frequente do mundo contemporâneo. São causadas por agentes etiológicos, principalmente microrganismos, os quais penetram no organismo humano através da ingestão de água e alimentos contaminados. A Salmonella tem sido reconhecida como causa de doença intestinal há muitos anos e, apesar dos métodos de controle estarem bem estabelecidos, esta bactéria continua sendo a principal causa de intoxicações alimentares relatadas a nível mundial. Considerando que a maioria dos quadros de gastroenterite transcorre sem a necessidade de hospitalizações e sem o isolamento do agente causal no alimento incriminado, a ocorrência das salmoneloses na população humana transmitida por alimentos é provavelmente subestimada. Vale salientar que a subnotificação dos surtos de origem alimentar pelos serviços de vigilância epidemiológica é uma realidade mundial. Assim, controle da salmonelose é de grande interesse para a economia dos países onde ocorrem surtos da doença. A maioria dos sorotipos do gênero Salmonella é patogênica ao homem, apresentando diferenças quanto à patogenicidade, sintomatologia, idade e resposta imune do hospedeiro. No Brasil, supõe-se que a ocorrência de salmonelas seja relevante devido as deficiências de saneamento básico e as más condições higiênico- sanitárias da maioria da população, aliadas ao precário controle de qualidade de algumas indústrias alimentícias e de pequenos abatedouros de aves. Portanto, a demonstração da prevalência desse patógeno em diferentes alimentos, é importante, para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados durante toda a linha de produção desses alimentos. Desta forma, o objetivo do estudo é investigar a prevalência de Salmonella spp. em diferentes tipos de alimentos, realizando a identificação das cepas do gênero Salmonela por meio de provas bioquímicas e sorologia. Serão analisadas cerca de 500 amostras de produtos cárneos, leite e queijo, segundo metodologia tradicional para pesquisa de Salmonella em alimentos, baseada em isolamento, identificação bioquímica e caracterização antigênica. As amostras serão obtidas em Laboratório privado de análise de Água e Alimentos da cidade de Maringá- PR. A identidade e informações referentes às empresas fornecedoras das amostras serão mantidas em sigilo, de acordo com a descrição do Termo de Proteção de Risco e Confidencialidade. Como determina a legislação, a pesquisa de Salmonella spp. será feita de forma qualitativa, sendo o resultado expresso como presença ou ausência do microrganismo em 25 g de alimento. A presença deste em 25 g de alimento torna o produto impróprio para consumo humano.
Palavras-chave: Doenças transmitidas por alimentos
Salmonella
Sorotipagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4762
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janicelle_fernandes_morais.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)82.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.