EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4759
Tipo: Artigo
Título: SELEÇÃO DE CEPAS DE Saccharomyces cerevisiae PARA OTIMIZAÇÃO DO RENDIMENTO DE PROCESSO FERMENTATIVO ALCOÓLICO
Autor(es): ALVES, Janaína Cardoso da Silva
CAPEL, Lígia Maria Molinari
ALVES, Carlos Eduardo Santana
Abstract: O processo de produção de etanol no Brasil utiliza a sacarose do caldo de cana ou melaço como substrato para a levedura Saccharomyces cerevisiae, resultando em um processo com grandes variações de eficiência. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade fermentativa de linhagens de leveduras utilizadas em usinas sucroalcooleiras da região noroeste do estado do Paraná, isolando as melhores cepas para possibilitar o aumento da eficiência do processo. As linhagens estudadas serão obtidas através de coletas nas usinas e empresas do setor de leveduras, contemplando as cepas utilizadas na região, durante a safra de 2011/2012, com levantamento de dados realizado através de visitas técnicas às usinas ou por questionário on-line. A partir das amostras coletadas será realizado o isolamento das linhagens utilizando técnica de espalhamento em superfície em meio adequado. As placas serão incubadas por 7 dias a 32ºC e as culturas serão mantidas a 4ºC em meio adequado coberto com óleo mineral estéril.Após o crescimento, as linhagens serão submetidas a ensaios de fermentação conduzidos em fermentador de bancada de 15 litros a 32°C. O meio de cultivo utilizado será formado com mosto de caldo de cana esterilizado e não esterilizado em diversas concentrações. Em tempos determinados durante a fermentação, alíquotas serão retiradas para análises dos seguintes parâmetros cinéticos fermentativos: Yx/s= gramas de massa celular produzida (massa seca)/grama de açúcar; VCS = gramas de açúcar consumido/(litros * hora); NCO = % nível de conversão de substrato; μmáx = velocidade específica máxima de crescimento (1/hora); ∅ = gramas de etanol produzido/(litro * hora); Yp/s = gramas de etanol produzido/ gramas de açúcar. Assim, espera-se através destes testes fermentativos identificar e caracterizar às melhores cepas de leveduras que apresentem características fermentativas adequadas para o uso industrial, baseando-se em indicadores de rendimento de biomassa, velocidade de fermentação e crescimento celular, de forma a possibilitar sua utilização nas usinas da região aumentando a eficiência do processo de produção de etanol nestas unidades.
Palavras-chave: Etanol
Fermentação
Rendimento
Saccharomyces cerevisiae
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4759
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janaina_cardoso_silva_alves.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)87.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.