EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4754
Tipo: Artigo
Título: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA TOMADA DE DECISÕES E PARA O DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
Autor(es): KAVESKI, Itzhak David Simão
BALBINO, Valdir Antonio
Abstract: Normalmente empresas de pequeno a grande porte possuem a necessidade de um sistema de informações para gerenciamento, cujo objetivo, é cuidar e atender as necessidades de todos os departamentos, gerando informações e relatórios para a contabilidade e para seus gestores. O Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é um sistema que grava as informações rotineiras dos departamentos da organização em seu banco de dados, fornecendo informações sejam elas passadas, presentes e futuras. O Sistema de Informações Gerenciais (SIG) tem o objetivo de ajudar a diminuir a carga de trabalho dos colaboradores, aumentando assim a rentabilidade, melhorar os serviços, controlar as operações dentre outras aplicabilidades. Podendo ainda ser um grande instrumento para a tomada de decisões, pois os gestores possuem acesso a informações a partir de relatórios mais precisos e rápidos, garantindo assim um gerenciamento diferenciado e de alto padrão. O Sistema de Informações Gerenciais (SIG) trabalha juntamente com o departamento de tecnologia da informação (TI), área da empresa responsável em fornecer os recursos tecnológicos e computacionais para a organização, o sistema de informações gerenciais (SIG) usa essas ferramentas para gerar informações necessárias para propor mudanças nos procedimentos adotados pela empresa, na estrutura e na estratégia de negócios. Entretanto, nem sempre essas informações e relatórios estão aptos a ajudar o setor contábil, pois muitas vezes os relatórios estão com desfalque, isso acontece por que a contabilidade dentro do sistema esta desatualizada exigindo que o departamento de contabilidade trabalhe diretamente com o setor de tecnologia das informações (TI) para realizar os reparos necessários. A pesquisa quanto aos objetivos se caracteriza como descritiva, quanto aos procedimentos técnicos está classificada como documental e estudo de caso, a investigação será realizada em uma organização de representação comercial. Para tanto, a coleta de dados será realizada por meio de documentos, que serão analisados através da técnica da análise de conteúdo. Espera-se com este trabalho esclarecer se um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) irá melhorar o serviço do setor contábil da empresa em estudo.
Palavras-chave: Sistema de informações gerenciais
Tecnologia da informação
Tomada de decisão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4754
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
itzhak_david_simao_kaveski.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)76.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.