EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4746
Tipo: Artigo
Título: EFEITO ALELOPÁTICO DE LEUCENA (Leucaena leucocephala) NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DA SOJA (Glycine max L.)
Autor(es): PERON, Francieli
BONINI, Edicléia Aparecida
Abstract: Alelopatia é o efeito direto ou indireto de uma planta sobre outra, por meio da produção de compostos químicos liberados no ambiente. Os metabólitos secundários ou produtos naturais envolvidos nesse processo são denominados alelo químicos e estão presentes nos tecidos de diferentes partes das plantas. O objetivo deste trabalho é determinar o potencial alelopático de leucena (Leucaena leucocephala) no crescimento e desenvolvimento de plantas de soja por meio da análise do crescimento radicular e parte aérea. Os extratos serão obtidos triturando-se 200 g de parte aérea (folhas e caules jovens) de plantas de leucena adulta em um litro de água destilada, com auxílio de um liquidificador. Serão utilizados como tratamentos extratos de leucena nas proporções de: 0, 5, 10, 15, e 20% com água à temperatura ambiente e com água aquecida a 80°C Inicialmente serão realizados experimentos em laboratório a fim de investigar os efeitos do extrato aquoso de leucena na germinação das sementes. A segunda etapa da pesquisa será realizada em casa de vegetação, onde plantas de soja serão cultivadas em vasos. Os extratos serão aplicados na irrigação diária das plantas, sendo realizados os tratos culturais necessário para um bom desenvolvimento da cultura. Quatro semanas após o plantio serão analisados os seguintes parâmetros: número de folhas, altura das plantas, diâmetro do caule, comprimento da raiz e da parte aérea, biomassa fresca e seca. O delineamento experimental utilizado será inteiramente casualizado, sendo realizadas quatro repetições para cada tipo de avaliação. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias serão comparadas por teste adequado. Espera-se que esta pesquisa comprove se ocorre ou não ação alelopática do extrato aquoso de leucena no desenvolvimento inicial da plântula de soja. Os resultados poderão auxiliar em trabalhos futuros, utilizando a leucena como alternativa de manejo de plantas invasoras, sem interferir no desenvolvimento da cultura da soja.
Palavras-chave: Alelopatia
Glycine max
Leucaena leucocephala
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4746
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
francieli_peron_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)81.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.