EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4743
Tipo: Artigo
Título: IMPLANTAÇÃO DE UNIDADE DE COLETA DE LEITE HUMANO E SALA DE APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO EM EMPRESA
Autor(es): ALCINE, Franciele Buzo
MALACHIAS, Achila Regiana
GOMES, Cristiane Faccio
Abstract: Atualmente, com as crescentes informações de valorização do leite materno para a promoção da saúde dos lactentes, houve a retomada da amamentação, que tem sido divulgada e incentivada por organizações entidades de apoio, defesa e proteção ao aleitamento materno, na forma de programas de saúde da criança e da mãe, entre elas os bancos de leite humano. A fim de promover a promoção, proteção e o apoio ao aleitamento materno o Ministério da Saúde, em 2010, deu mais um passo para garantir o aleitamento materno após o fim da licença-maternidade com a campanha de criação das salas de apoio ao aleitamento materno em empresas, com recomendação para que as empresas e órgãos privados implantem tal sala e conscientize as mães a continuar amamentando. A sala é um espaço reservado para a mulher retirar seu leite e armazená-lo para oferecer ao bebê em casa ou doar ao Banco de Leite Humano. Este trabalho tem como objetivo descrever as etapas para a implantação e funcionamento da Unidade de Coleta de Leite Humano e Sala de Apoio ao Aleitamento Materno em Empresa localizado na clínica escola de Fonoaudiologia de uma instituição de ensino superior privada do município de Maringá, Paraná, identificar as necessidades sanitárias para seu funcionamento e caracterizar os conhecimentos de estudantes da área da saúde antes e após treinamento em aleitamento materno para atuação prática. As fontes de informação serão arquivos visuais (fotografias) e observações do funcionamento da unidade de Coleta de Leite Humano e Sala de Apoio ao Aleitamento Materno em Empresa. O estudo será realizado através de uma pesquisa através de levantamento bibliográfico, em seguida elaboração de um questionário com questões fechadas aplicado a 10 estudantes da área de saúde, que participarão do projeto de extensão com atuação prática na referida sala. Os dados serão analisados de forma quali- quantitativa para discussão dos resultados obtidos. Acredita-se que para a implantação da unidade de Coleta de Leite Humano e Sala de Apoio ao Aleitamento Materno em Empresa seja necessário o cumprimento de várias legislações do Banco de Leite Humano e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, bem como algumas mudanças no espaço físico obtido. Espera-se encontrar alguns conhecimentos corretos por parte dos estudantes da área da saúde antes da atividade de treinamento para a prática, com ampliação destes conhecimentos após a atividade.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Leite humano
Orientação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4743
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
franciele_buzo_alcine.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.