EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4736
Tipo: Artigo de Evento
Título: INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DE PLANTIO NO FECHAMENTO DA ENTRELINHA DA CULTURA DA CANA-DE-ACÚÇAR
Autor(es): CASTILHO, Fábio Acosta
ZULIAN, Adilson
SILVA, Fabiano Mauricio da
SCHMIDT FILHO, Edson
Abstract: A análise de crescimento é uma ferramenta que possibilita a estimativa de taxa de crescimento da planta, quantificando este balanço em determinado momento ou intervalo de tempo de interesse. Esta é uma ferramenta bastante valiosa no entendimento das adaptações da planta sob diferentes condições de meio e manejo. A cana- de- açúcar é cultivada nas mais diversas condições de solo e clima, por ser uma planta C4 apresenta maior taxa fotossintética e de eficiência na utilização e resgate de CO2 (gás carbônico) da atmosfera. Entre as muitas características que a cultura deve possuir, é desejável que as variedades apresentem uma rápida brotação e grande capacidade de perfilhamento, crescimento e desenvolvimento, que pode proporcionar um sombreamento mais precoce das entrelinhas e auxiliar na diminuição das infestações de plantas invasoras, reduzindo a intensidade de aplicação de defensivos agrícolas e consequentemente protegendo o meio ambiente. O objetivo desse trabalho será avaliar a curva de crescimento de cada variedade nas diferentes épocas de plantio durante o ano. Para o experimento será utilizado sulcador/adubador de espaçamento de 1,40 m de entrelinhas e cinco variedades de cana- de- açúcar. O delineamento adotado será em blocos casualizados em esquema fatorial 12 x 5 com três repetições. A avaliação do crescimento será obtida pela medida de treze pontos na linha central de cada parcela, no intervalo de tempo que corresponde das 11h00min às 13h00min horas, onde a incidência da luz é maior, com medidas quinzenais. Será feita a determinação da incidência da radiação solar (LUX) de cada variedade com o uso de um Luxímetro e dessa forma definir a taxa de crescimento varietal através de cálculos estatísticos e demonstrativos. Os dados serão testados para a normalidade e homogeneidade, e analisados por meio de analise de variância e posteriormente teste de Tukey com 5% (0,05) de erro.
Palavras-chave: Curva de crescimento
Variedades
Luminosidade
Saccharum officinarum
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4736
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabio_acosta_castilho.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)80.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.