EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4734
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITO DE DOSES DE ADUBO ORGÂNICO NA PRODUÇÃO DE BIOMASSA E NA ABSORÇÃO DE NITROGÊNIO POR Pereskia aculeata
Autor(es): RAMALHO, Evandro Zibordi
MANNIGUEL, Anny Rosi
Abstract: As plantas medicinais têm um papel muito importante, principalmente nas classes mais baixas da sociedade onde os remédios produzidos em laboratórios são inviáveis pelo seu custo mais elevado. A cura de doenças com plantas medicinais já ocorre há milhares de anos. Apesar de ser acessível, em alguns lugares, as plantas medicinais estão ameaçadas principalmente pelo fato de que a população urbana prefere a medicina moderna. No entanto, entre a população rural é predominante o uso de plantas medicinais na cura de doenças, já que nesta área a facilidade em se encontrar tais plantas é muito maior do que no meio urbano. São escassos os estudos com plantas medicinais no estado do Paraná. A planta da espécie Pereskia aculeata é famosa entre famílias em que a renda não supre as necessidades básicas, fazendo o papel da carne, pelo seu alto teor nutricional e por isso apelidada de carne dos pobres. A Pereskia aculeata é uma planta medicinal pouco estudada, além da função medicinal, pode ser considerada ornamental, tendo também folhas e, principalmente, frutos comestíveis. Sabendo qual o melhor manejo a ser implantado na cultura, pode-se utilizar a Pereskia de forma mais racional, passando a ser fonte de renda para pequenos produtores/fornecedores da indústria farmacêutica. O estudo sobre a espécie será realizado em Latossolo Vermelho no Horto de Plantas Medicinais do Cesumar. Vão ser utilizadas 120 mudas, sendo avaliada a produção de biomassa e o teor proteico sob 4 doses crescentes de adubo orgânico. O delineamento será de blocos ao acaso com 4 repetições. Espera-se obter informações sobre a dose mais eficiente do adubo orgânico para a produtividade de biomassa e na absorção de nitrogênio pela planta estudada. Os dados serão analisados por análise de variância, e as médias dos tratamentos serão submetidas à análise de regressão.
Palavras-chave: Adubação
Planta medicinal
Ora-pro-nobis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4734
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
evandro_zibordi_ramalho1.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)76.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.