EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4733
Tipo: Artigo
Título: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÊNIX/PRQUANTO À IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): SOUZA, Érica Vicentin de
PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco
Abstract: As aulas de Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental em vários municípios da região do Vale do Ivaí atualmente estão sendo desenvolvidas, na maioria das vezes, por professores habilitados em outras áreas como Formação de Docentes (extinto Magistério em nível Médio)ou ainda no Ensino Superior por meio de outras licenciaturas, não tendo a formação específica na área de Artes Visuais. O trabalho de Arte neste segmento é de extrema importância, pois o aluno pode tornar-se consciente da existência de uma produção social concreta e observar que essa produção tem história. Infelizmente,o ensino de Arte vem sendo ministrado nas escolas brasileiras de forma incompleta, quando não incorreta, pelo fato dos professores proporem atividades totalmente desvinculadas de um verdadeiro saber artístico. A arte- educação, atualmente, é essencial à educação numa dimensão ampla, pois não está voltada apenas para as atividades artísticas e sim a um sentido mais profundo, exercendo um processo transformador na própria escola e na sociedades e considerarmos sua amplitude. Este fato valoriza o professor da área, redimensionando o seu trabalho e dando importância a sua ação profissional.Partindo desta premissa, o presente trabalho procura discutir a importância da formação do professor de Arte e sua qualificação para a prática docente nos anos iniciais de Ensino Fundamental. A discussão tem como objetivo destacar essa formação acadêmica em Artes Visuais para atuação nos anos iniciais através do ensino da disciplina de Arte. Para tanto,a pesquisa caracteriza-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário aplicado aos professores da Rede Municipal de Ensino de Fênix/PR.Espera-se que os dados desta pesquisa sirvam como base para a verificação se realmente os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão aptos ou mesmo preparados para trabalharem com a disciplina de Arte, uma vez que, os anos iniciais são fundamentais para a formação do ser humano na totalidade e promoção da cidadania.
Palavras-chave: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Arte
Atuação docente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4733
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
erica_vicentin_souza.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)104.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.