EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4732
Tipo: Artigo
Título: PROPOSTA DE TRATAMENTO DE ALOPECIA AREATA COM A UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): FAVA, Carla Cristina
MACHADO, Érica Simionato
ZANOLI, Karine
REZENDE, Jelmary
Abstract: Os cabelos sempre tiveram grande importância para a população em geral, sendo eles responsáveis por caracterizar a personalidade das pessoas. Atualmente, diversas afecções do couro cabeludo e dos fios vêm aparecendo com mais frequência, sendo a alopecia um dos fatores que se mostra cada vez mais presente no campo da estética e cosmética. Diversos são os tipos de alopecia, porém a alopecia areata tem um destaque neste trabalho. A alopecia areata é uma doença auto- imune que pode ser desencadeada por diversos fatores, sendo que o principal fator desencadeante são situações de estresse vivenciadas pelo paciente. A característica inicial da lesão é uma perda delimitada de cabelo, porém toda região pilosa pode ser afetada. Visando a melhora da patologia, a pesquisa será realizada utilizando técnicas de tratamentos que podem vir a favorecer o quadro clínico de pacientes que apresentem alopecia areata, através da utilização de produtos naturais (óleos essenciais) e técnicas manuais relaxantes. Os óleos essenciais são notáveis pela habilidade que têm de aliviar o estresse e estimular a circulação sanguínea, podendo apresentar um bom resultado no tratamento em questão. Serão utilizados os óleos de alecrim, cedro e lavanda que são conhecidos por aumentar a circulação do couro cabeludo, favorecer o crescimento capilar e combater a ansiedade e depressão, respectivamente. A massagem favorece a produção de hormônios que contribuem para o relaxamento, de forma que ela possa complementar patologias crônicas. Para isto, o paciente realizará o tratamento 2 vezes por semana na clínica escola de Estética do Cesumar, durante o tratamento será realizado massagem de descolamento e massagem relaxante no couro cabeludo com óleo essencial de alecrim e cedro e massagem relaxante corporal associada ao óleo essencial de lavanda. O procedimento terá duração de aproximadamente 1 hora. O paciente ainda será avaliado quanto ao nível de estresse antes e após o tratamento. Espera-se com esse trabalho propor uma nova técnica de tratamento para pacientes com alopecia areata que possa complementar ou substituir as já existentes, através da utilização óleos essenciais que estimulem o folículo piloso e que levem o paciente ao relaxamento associados com técnicas de massagens relaxantes, uma vez que o estresse é apresentado como principal fator desencadeante desta afecção.
Palavras-chave: Alopecia areata
Cabelos
Massagem relaxante
Óleos esseciais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4732
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
erica_simionato_machado.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)85.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.