EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4731
Tipo: Artigo de Evento
Título: PREVALÊNCIA DA CONTAMINAÇÃO CRUZADA POR LISTERIA EM ALIMENTOS
Autor(es): ZANQUETA, Érica Benassi
MORAIS, Janicélle Fernandes
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: As toxinfecções são causadas quando há ingestão de alimentos contaminados com microrganismos ou suas toxinas. Muitos casos não chegam a ser notificados, pois seus sintomas são brandos, ou cessam sem necessidade de tratamento. Os principais agentes de infecções microbianas veiculadas por alimentos têm como características em comum: curto período de incubação, quadro clínico gastrintestinal, curta duração, com cura espontânea, acompanhado ou não de febre. Dentre os agentes causadores de toxinfecções alimentares, encontram-se as bactérias do gênero Listeria, causadoras de listeriose de origem alimentar, tanto em humanos quanto em animais. O gênero Listeria é considerado um patógeno oportunista, que pode levar a graves comprometimentos do sistema nervoso central, além de consequências graves a fetos e gestantes. Existem três espécies patogênicas ao homem: Listeria monocytogenes, Listeria innocua, Listeria grayi, além de muitas outras não patogênicas. Dentre as que acometem os seres humanos, a L. monocytogenes é a de maior importância em saúde pública. Como no Brasil ainda não há uma padronização do número de bactérias que podem estar presentes nos alimentos o controle de qualidade do local de processamento destes fica a desejar. Em função da gravidade das manifestações da doença e da população exposta, há a necessidade de alertar e diminuir a contaminação,aumentando os treinamentos e melhorando a higienização, evitando assim a contaminação cruzada dos alimentos. Logo, o objetivo deste trabalho é pesquisar a prevalência de Listeria em amostras provenientes de superfícies de trabalho e mãos de funcionários de empresas de beneficiamento de alimentos.Os resultados das análises serão obtidos num laboratório particular de análise de alimentos e água, da cidade de Maringá, Paraná, cujo procedimento para análise de swab para pesquisa de Listeria baseia-se em duplo enriquecimento da amostra, isolamento, seleção e sorologia (opcional). Já a análise estatística dos resultados e a pesquisa bibliográfica serão realizadas numa instituição de ensino superior privada, da mesma cidade. A confidencialidade do local de coleta, bem como dos dados envolvidos, será mantida segundo autorização prévia da instituição e assinatura do termo de confidencialidade e risco. No presente estudo espera-se determinar a prevalência de Listeria monocytogenes, nas amostras obtidas a partir das salas de beneficiamento das empresas de alimentos, indicando a prevalência da contaminação cruzada dos mesmos. Os dados serão analisados pelo programa informatizado Microsoft Excel, aplicando-se testes estatísticos que verificam se a prevalência encontrada é ou não significante.
Palavras-chave: Alimentos
Listeria
Toxinfecções
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4731
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
erica_benassi_zanqueta_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)81.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.