01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4729
Tipo: Artigo
Título: ARQUITETURA PARA O ESPORTE: CONFORTO TERMOACÚSTICO PARA CENTROS ESPORTIVOS
Autor(es): MORAIS, Amanda Maria Guilherme de
Primeiro Orientador: PERES, Mayara Fernanda Pontes
Resumo: Mesmo sem ter uma data exata para o surgimento do esporte, ele vem sendo praticado desde os tempos antigos, quando a realização de atividades como correr, pular, arremessar algum peso etc. já faziam parte do dia a dia para a sobrevivência. Desde então, essas atividades foram se desenvolvendo e hoje tornaram-se rotina de muitas pessoas. A existência de locais destinados a treinos, atividade de lazer e atividades nas quais as pessoas tenham momentos de prazer contribui para a diminuição do sedentarismo, como é o caso do Centro Esportivo Mandacaru – Maringá (PR). Entretanto, a má conservação e o mau planejamento durante a execução desse Centro Esportivo (C.E.), tornam sua utilização dependente de vários fatores extrínsecos e seu funcionamento gera desconforto a habitações que tangenciam sua localidade. Após pesquisas sobre o comportamento dos sons e das ondas de calor, foi possível propor soluções termoacústicas para um novo ginásio fechado, dento do centro, como a utilização de paredes mais espessas com revestimento extra de gesso e uma cobertura com isolamento térmico que contribuiria também para a acústica do local. Além disso, a pesquisa também apresentou soluções para que fosse possível uma ampliação, com salas para atividades pré-determinadas que trariam consigo a utilização de tecnologias e soluções termoacústicas e estruturas acessórias que iriam, além de propor um sombreamento na edificação, complementar a fachada, tornando o local mais agradável, dinâmico e atrativo.
Palavras-chave: Acústica
Conforto térmico
Soluções arquitetônicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4729
Data do documento: 8-Nov-2019
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA MARIA GUILHERME DE MORAIS.pdfTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Arquitetura e Urbanismo sob a orientação do Profa. Dra. Mayara Fernanda Pontes Peres40.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.