EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4715
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIAS DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO NA RELAÇÃO BEBÊ
Autor(es): DEZIDÉRIO, Daniele
MILANI, Rute Grossi
Abstract: A depressão pós-parto é também conhecida como puerperal e está relacionada com o comportamento conflituoso da mãe perante o recém nascido, enfraquecendo as relações conjugais e atingindo adversamente o desenvolvimento cognitivo e emocional do bebê(CALÓ, 2005). A interação entre a mãe e o bebê poderá ser influenciada de forma significativa pela gravidade da depressão, pela duração e pelos sintomas depressivos, e pelos comportamentos apresentados pela mãe. Assim, é relevante a associação pós-parto (DPP) e as alterações no padrão mãe- bebê (MOTTA; LUCIONE; MANFRO, 2005). Alguns fatores biológicos significativos podem ser considerados de grande variação como os níveis de hormônios sexuais (estrogênio eprogesterona) circulantes e mudanças no metabolismo, causando alteração no humor, podendo contribuir para a instalação do quadro depressivo. As condições de stress relacionadas ao parto, à situação social e familiar e à sobrecarga imposta à mulher nesse período podem ser agentes geradores da depressão pós-parto. O objetivo geral desta pesquisa é verificar as consequências da depressão pós-parto na relação mãe- bebê. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, em que serão entrevistadas dez mães com idade entre 19 e 45 anos, que sofreram com depressão pós-parto durante ou após a gestação de seus filhos. Será usado como instrumento de pesquisa um roteiro com perguntas, semi- estruturado, voltado ao entendimento dos sintomas apresentados durante a depressão e suas influências na sua relação com o filho.Os resultados serão discutidos segundo o referencial teórico psicanalítico. Espera-se conhecer os efeitos da depressão pós-parto na relação mãe- bebê a fim de auxiliar os profissionais de saúde na identificação de fatores que podem estar afetando o desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: Depressão materna
Relação materna
Desenvolvimento infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4715
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniele_deziderio.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)63.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.