01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC AGRONOMIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4712
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DE FERTILIZANTES MINERAL E ORGANOMINERAL SOBRE A PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO SAFRINHA
Autor(es): PICCIOLI, Marcelo Henrique Gotardi
Primeiro Orientador: MANNINGEL, Anny Rosi
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho e produtividade do milho (Zea mays) em função de diferentes fontes de nutriente: T1 - Testemunha (sem a adubação), T2 - adubação mineral, T3 - adubação mineral mais cama de frango, T4 - adubação organomineral, e avaliar a viabilidade das diferentes formas de adubação diante da produtividade da cultura do milho. O experimento foi conduzido no município de Japurá, situado no noroeste do Paraná, o qual apresenta textura argilosa e foi classificado como o Nitossolo. O deliamento experimental foi inteiramente casualizados, com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos que foram aplicados são compostos por testemunha; adubo NPK 08-20-20 na dose de 290 Kg.ha-¹; adubo NPK 08-20-20 mais 3,3 t.ha-¹; e adubo organomineral 08-10-10 na dose de 290 kg.ha-¹. O hibrido de milho foi (SYN 7205) status viptera3. As variáveis avaliadas foram diâmetro do colmo da planta, produtividade e peso médio de espiga. A utilização da adubação organomineral, a curto prazo, não proporciona efeitos superiores a adubação mineral quando utilizadas formulações que, segundo a empresa fabricante, dizem ser equivalentes. Já a adubação mineral mais o resíduo orgânico (cama de frango) promoveu efeitos positivos na cultura do milho, tornando uma opção sustentável para o produtor rural.
Palavras-chave: Adubação
Cama de frango
Resíduo orgânico
Zea mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4712
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO HENRIQUE GOTARDI PICCIO.pdfTrabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Agronomia, sob a orientação da Profa. Dra. Anny Rosi Manningel4.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.