EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4706
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DO GLYPHOSATE SOBRE A NODULAÇÃO E CRESCIMENTO DE SOJA RR
Autor(es): HEIDEMANN, Cristiano Sanches
PACCOLA, Edneia Aparecida De Souza
BONINI, Edicléia Aparecida
Abstract: A soja resistente ao Glyphosate (RR) é uma tecnologia que vem acrescentar mais uma ferramenta no manejo de plantas daninhas para a cultura com maior área plantada no pais. Por se tratar de uma técnica muito recente tanto em nosso pais como no mundo, necessita de estudos buscando informações úteis para o uso correto desta importante e cada vez mais frequente pratica agrícola: o cultivo de soja transgênico. Glyphosate inibe a enzima 5-enolpiruvil-shiquimato-3-fosfato sintase (EPSPS), da rota do shiquimato, que leva à síntese dos aminoácidos aromáticos tirosina, fenilalanina e triptofano. As variedades de soja RR contém a enzima EPSPS proveniente de Agrobacterium sp. (Padgette et al., 1995) a qual é resistente ao glyphosate. Apesar disso, os simbiontes fixadores de N2 presentes nas raízes da soja, Bradyrhizobium spp, contém a forma sensível desta enzima. A aplicação de herbicidas em culturas que realizam simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico pode prejudicar a eficiência na assimilação desse nutriente. Tais prejuízos devem-se à interferência do herbicida no metabolismo do microssimbionte, na planta hospedeira ou em ambos. Acredita-se que a maior interferência desses compostos ocorre quando eles agem sobre a biossíntese de aminoácidos ou rotas metabólicas comuns a microrganismos e plantas. Os tratamentos serão organizados num arranjo fatorial 3x2, no qual serão avaliadas três formas de aplicação de herbicida (testemunha sem herbicida, aplicação única e aplicação sequencial de glyphosate) e duas variedades de soja (soja BNX Potência RR e Vmax RR). O objetivo deste trabalho será avaliar os efeitos causados por aplicações dos herbicidas glyphosate, sobre a nodulação e o crescimento inicial de duas variedades de soja RR.
Palavras-chave: Glyphosate
Nodulação
Soja RR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4706
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristiano_sanches_heidemann1.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.