EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4702
Tipo: Artigo de Evento
Título: A IMAGEM DO JUDEU NA LITERATURA BRITÂNICA: SHYLOCK, BARRABÁS E FAGIN
Autor(es): SANTOS, Celi Barbosa dos
PARADISO, Silvio Ruiz
Abstract: O antissemitismo, oriundo da palavra alemã “antisenitismus”a qual substituiu a palavra “judenhass”, que significa “ódio aos judeus”é todo ato em palavra ou ação que ofende o povo semita, em especial o judeu. Este é um dos temas relevantes abordados quer de forma explicita ou implícita na literatura inglesa da Renascença. Este projeto, fundamentado em referencial teórico sobre antissemitismo, judaísmo, teoria literária e literatura britânica, pesquisará três obras que permitem a análise da imagem do judeu, com a finalidade de verificar a presença de discriminação e preconceito, através de três personagens judeus. A primeira obra, na trama escrita provavelmente em 1600, William Shakespeare constrói estereótipos negativos sobre o povo judeu quando narra as ações de um “agiota” por nome Shylock, em O Mercador de Veneza; na segunda, Christopher Marlowe, inspirado nas peças de vingança, na época elizabetana, cria em O judeu de Malta(1590)o personagem Barrabás, um judeu de caráter vingativo e cruel; por fim, na terceira obra, Charles Dickens retrata em Oliver Twist(1838)as aventuras vividas pelo órfão homônimo, supostamente aliciado por um judeu chamado Fagin. Este artigo de caráter analítico- descritivo, utilizar-se-á dos métodos de procedimentos históricos e comparativos, sob uma perspectiva dialética.
Palavras-chave: Antissemitismo
Estereótipo
Judeu
Literatura britância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4702
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
celi_barbosa_santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)117.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.