01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC AGRONOMIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4700
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE BIORREGULADOR EM SEMENTE DE MILHO (Zea mays) EM FUNÇÃO DO TEMPO DE ARMAZENAGEM
Autor(es): POLIZEL, Bruno
SÁ, João Pedro de
Primeiro Orientador: ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
Abstract: O tratamento de semente para produção de grãos é um processo que antecede o plantio e que possui extrema importância no desenvolvimento da cultura, desde sua germinação até sua fase final, e que visa proteger a semente de pragas e doenças e estimular seu desenvolvimento. Sendo assim, é feito o tratamento com insecticidas, fungicidas e produtos que colaboram em uma melhor composição hormonal para uma boa germinação e melhor desenvolvimento de raízes e partes aéreas. Diante disso, o estudo teve como objetivo avaliar a eficiência do tratamento de sementes de milho com o biorregulador, composto de [cinetina (0,09gL''), ácido giberéllco (0,050gL'^) c ácido 4-indol-3-i]butírico {0,050gL')] em função do tempo de armazenamento. O experimento foi conduzido em vasos, cora 6 tratamentos e 4 repetições utilizando método de delineamento inteiramente casualizado (DTC), sendo T1 - aplicado no mesmo dia, T2- um dia de armazenagem, T3- dois dias de armazenagem, T4- três dias de armazenagem, T5- quatro dias de armazenagem, T6- cinco dias de armazenagem. O tratamento foi realizado com 10 ml do produto por quilo de semente, conforme recomendação do fabricante. As avaliações foram realizadas em 7, 14,21,28 dias após a emergência, em que foram analisados quantidade de plantas emergidas, tamanho de plantas e, ao término, aproximadamente aos 30 dias, foram avaliados tamanho e peso de raiz e parte aérea. Os resultados do presente trabalho apontam que não houve diferença significativa no tamanho das plantas em função do armazenamento. No entanto, as sementes de milho que não foram submetidas ao armazenamento ( T l ) e as armazenadas com um dia após aplicação do produto (T2), obtiveram os maiores tamanhos radiculares, variando entre 101,75 e 97,75cm, respectivamente.
Palavras-chave: Armazenamento
Germinação
Raiz
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4700
Data do documento: 8-Nov-2019
Aparece nas coleções:AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO PEDRO DE SÁ E BRUNO POLIZEL.pdfTrabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Agronomia, sob a orientação da Profa. Dra. Aline Maria Orbolato Gonçalves Zuliani7.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.