EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4687
Tipo: Artigo de Evento
Título: ARQUITETURA DE UM RECINTO PARA UM GRUPO DE Cebus apella (LINNAEUS, 1758): BEM ESTAR E ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL
Autor(es): CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
HARDT, Rúbia Nunes Pereira
PAOLOZZI, Rodrigo Jesus
LEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveira
Abstract: A Ordem Primates, formada por treze famílias e setenta e um gêneros, abrange os símios e prossímios, os quais possuem características derivadas de outros grupos de mamíferos atuais, como a retenção da clavícula e cinco dígitos funcionais nos membros peitorais e pélvicos, tendência à redução do focinho, cérebro grande em relação ao tamanho do corpo e redução no número de dentes. Porém, assim como a maioria dos mamíferos, os primatas estão em risco de extinção devido à perda de habitat, expansão da pecuária e agricultura e comércio ilegal de órgãos e filhotes. Os macacos-prego Cebus apella vivem em sociedades hierárquicas, com um macho dominante, promovendo a cooperação entre os indivíduos do grupo. Em cativeiro suas complexas interações sociais são limitadas, pois os animais não têm condições de competir por alimento, defender seu território de outras populações se protegerem contra predadores. Ainda, animais cativos estão mais propensos a desenvolverem doenças como estresse e apresentarem comportamentos estereotipados, ou seja, repetitivos e sem função aparente. O objetivo deste estudo é desenvolver um projeto arquitetônico para a construção de um recinto para macacos-prego Cebus apella no campus do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, assim como promover atividades de enriquecimento ambiental com os animais cativos. A metodologia consistirá na elaboração de plantas do recinto; edificação do recinto; manejo dos primatas; análise etológica e aplicação de técnicas de enriquecimento ambiental. Espera-se, com este estudo, fornecer subsídios e modelos para a construção de recintos para primatas de pequeno e médio porte, respeitando a ecologia e hábitos da espécie e entender o comportamento de macacos-prego cativos.
Palavras-chave: Cativeiro
Cebus apella
Enriquecimento ambiental
Macaco-prego
Manejo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4687
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caio_henrique_oliveira_carniatto_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)86.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.