EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4679
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO REGIME JURÍDICO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO COM VISTAS A ESTABELECER PARÂMETROS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA ESPECÍFICA
Autor(es): FERREIRA, Antonio Rafael Marchezan
Abstract: O presente estudo tem por objetivo analisar os contornos jurídicos do Processo Administrativo no direito positivo brasileiro. De fato, já há muito tempo diplomas legislativos disciplinam este fenômeno jurídico. Neste sentido, citam-se como exemplos a Lei 8.112/90 que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos, a Lei 8.666/93 de Licitações e a Lei 8.884/94 acerca do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE. Contudo, com a entrada em vigor da Lei 9.784/99, que regulamenta o Processo Administrativo Latu Sensu no âmbito da Administração Pública Federal, o tema adquire nova relevância, uma vez que o Diploma Legislativo citado mune o cidadão de direitos e garantias para participar da formação dos atos administrativos perante a Administração Pública. Assim, a presente pesquisa tem como escopo traçar os limites do Processo Administrativo como uma realidade jurídica própria, ou seja, reconhecer sua autonomia gnosiológica. Mas, para tanto, deverão ser voltados esforços para enfrentar os seguintes temas: a relação jurídica nas dimensões público e privada, bem como a relação administrativa e a processual; a polêmica entre a terminologia ‘processo’ ou ‘procedimento’ administrativo; a concepção de Processo Administrativo; as modalidades de Processo Administrativo e os princípios basilares do Processo Administrativo. Por fim, aplicar-se-á o método hipotético- dedutivo, iniciando-se com a problematização das questões a serem tratadas no estudo. Feito isto, passar-se-á às teorias tentativas, por meio da exposição de posições doutrinárias dirigidas a equacionar o problema apresentado, tendo, então, como passo seguinte, a chamada fase de eliminação do erro, através do confronto das posições antagônicas. A este ponto, pode-se valer de certo grau de experimentação, analisando, no plano prático, a validade dos caminhos traçados pelos doutrinadores. Superadas estas etapas, os resultados são analisados e avaliados, propondo-se uma nova teoria. Todavia, todas as conclusões colocam-se tomadas pela característica essencial da ciência – a provisoriedade.
Palavras-chave: Administração pública
Autonomia científica
Processo administrativo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4679
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
antonio_rafael_marchezan_ferreira.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)76.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.