EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4669
Tipo: Artigo de Evento
Título: UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE MANEJO INFANTIL PARA O ATENDIMENTO AMBULATORIAL DE PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL
Autor(es): VICENTINI, Andressa Negro
OTTO, Vanessa Piassa
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
Abstract: Este projeto visa estabelecer um protocolo para o atendimento de pacientes com paralisia cerebral de acordo com sua classificação (pacientes atetoides, atáxicos, espásticos ou mistos), de forma a proporcionar um melhor manejo odontológico, possibilitando a promoção de saúde para estes pacientes. Como objetivos secundários, propõe-se a habilitar alunos de graduação em Odontologia para o atendimento de pacientes portadores de paralisia. Inicialmente participarão deste Projeto dez pacientes de até 6 anos de idade com paralisia cerebral que são atendidos na Clínica do bebê, cujos pais ou responsáveis serão informados sobre os objetivos do projeto e sobre seus benefícios para a saúde de seus filhos. Os pais ou responsáveis responderão a perguntas sobre a saúde geral e bucal de seus filhos, acesso a serviços odontológicos e eventuais dificuldades que enfrentaram para sua obtenção. Será questionado o acesso destes pacientes ao atendimento odontológico de rotina e oferecido tratamento na Clínica do Bebê do Cesumar. De acordo com a necessidade dos pacientes, será estabelecido o tratamento e a frequência de consultas odontológicas. Nas consultas, serão realizadas técnicas de manejo para facilitar a comunicação entre os pacientes e os alunos de acordo com a idade e o tipo de paralisia cerebral de que forem portadores. De acordo com a aceitação das crianças, serão realizados procedimentos de complexidade crescente sempre de acordo com as necessidades identificadas. Pais e responsáveis serão incentivados a desenvolverem habilidades para cuidados com higiene bucal das crianças. Também receberão informações sobre alimentação saudável (nutritiva e que possa favorecer crescimento crânio- facial harmonioso). Serão questionados sobre o atendimento oferecido às crianças e sua visão sobre a importância da saúde bucal antes de participarem do Projeto e depois de inseridos nele.
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Promoção de saúde
Técnica de manejo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4669
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andressa_negro_vicentini.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.