EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4656
Tipo: Artigo de Evento
Título: RELIGIÃO E A RECUPERAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS DEPENDENTES DE DROGAS
Autor(es): SILVA, Amanda Amâncio da
ANACLETO, Daiane Alves
CUSTÓDIO, Jéssica
BERTOLINO, Poliana
SANTOS, Willian Henrique da Silva
MILANI, Rute Grossi
Abstract: A grande ascensão das drogas em nossa sociedade é um mal que tem afetado principalmente os adolescentes, sem restrição de classe social, de frente a este problema, muitas estratégias têm sido construídas e utilizadas no tratamento da dependência de drogas. Estudos detectaram a presença de possíveis “fatores protetores” que impediam algumas pessoas de usar drogas mesmo quando inseridas em locais de risco. Esses fatores podem ser a família, informação, conhecimento, perspectiva de futuro e a religiosidade. Diversos são os estudos científicos que apontam a relevância da prática de uma religião e da fé para a manutenção, assim como para a melhora das condições de saúde. Com este estudo pretendemos compreender as contribuições da religião como medida terapêutica complementar à terapia psicológica no tratamento de adolescentes e jovens dependentes de drogas. Para isso aprofundaremos os conhecimentos referentes à fase da adolescência, juventude e seus comportamentos de risco. Conceituaremos dependência química, estudando sobre os diversos tipos de droga, seus efeitos e tipos de tratamento. A pesquisa buscará na revisão de literatura o embasamento teórico necessário para se discutir estas questões. Em seguida iremos à campo e estudaremos um grupo de aproximadamente vinte jovens com idade entre 13 e 25 anos em uma clínica de recuperação, cuja forma de tratamento principal é o religioso. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista, com base em um roteiro de perguntas semi- estruturado. Espera-se verificar a importância da religião como fator protetor e no tratamento de adolescentes dependentes de drogas, por ser essa uma fase vulnerável, tanto pelo caráter exploratório do jovem, pela influência do meio como também por problemas emocionais.
Palavras-chave: Adolescência
Dependência de drogas
Tratamento religioso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4656
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amanda_amancio_silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)74.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.