EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4651
Tipo: Artigo de Evento
Título: A INTERCULTURALIDADEDO LOGOS: A ESTRATÉGIA APOLOGÉTICA DE JUSTINO MÁRTIR SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
Autor(es): ARZANI, Alessandro
VENTURINI, RenataL. B.
Abstract: Esse trabalho apresenta os primeiros resultados de uma investigação sobre a estratégia apologética de Justino Mártir (c. 103 –165 d.C.)para explicar a revelação divina. Após ter conhecido várias escolas filosóficas, esse pensador oriundo de Flávia Neápolis (Palestina), parece ter se convencido de ter encontrado no cristianismo a verdade que procurava. Suas Apologias,em defesa dos cristãos denunciados e mortos durante o período do imperador Antonino Pio (138 –161 d.C.),e seu Diálogo com Trifão serão objeto dessa análise.Esse pensador se empenhou em defender os cristãos dos ataques e calúnias que sofriam.Seu plano apologético inclui uma significativa articulação entre elementos da cultura greco-romana e um viés cristão dotado de certo grau de originalidade. Justino, convicto seguidor das ideias cristãs, toma o desafio de se valer de comparações culturais para explicar as razões da fé cristã. Um desses aspectos envolve de modo ímpar o seu discurso acerca da revelação através do Logos. Nome comum à reflexão de vários filósofos antes dele e ao Quarto Evangelho, o Logos é teorizado por esse apologista como revelador que concede “sementes” da verdade aos homens. Por isso, busca-se analisar como a concepção do Logos revelador pode promover um grau de interculturalidade entre os povos, segundo o pensamento de Justino.Aplicar-se-á uma análise semiótica do discurso associada a uma revisão de bibliografia sobre o assunto para o cumprimento desse objetivo. Espera-se com esse trabalho compreender qual seria a representação dessa nova elaboração diante dos problemas socioculturais envolvendo os cristãos e os outros em seus vários atritos no II século.
Palavras-chave: Cristianismo
Império Romano
Justino Mártir
Logos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4651
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alessandro_arzani2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)110.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.