EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4650
Tipo: Artigo de Evento
Título: CULTO E CULTURA: OS CRISTÃOS E OS OUTROSSEGUNDO OS ESCRITOS DEJUSTINO MÁRTIR
Autor(es): ARZANI, Alessandro
VENTURINI, Renata L. B.
Abstract: Esse trabalho apresenta os primeiros resultados de uma investigação sobre as relações entre culto e cultura segundo os escritos de Justino Mártir (c. 103 –165 d.C.). Após ter conhecido várias escolas filosóficas, esse pensador oriundo de Flávia Neápolis (Palestina), parece ter se convencido de ter encontrado no cristianismo a verdade que procurava. Suas Apologias,em defesa dos cristãos denunciados e mortos durante o período do imperador Antonino Pio (138 –161 d.C.),e seu Diálogo com Trifão serão objeto dessa análise.Nesses escritos, notam-se várias referências a elementos da cultura greco-romana. No entanto, essa influência cultural encontrou limites entre judeus e cristãos. A religião permaneceu como uma questão delicada nesse processo de comunicação cultural entre os povos dentro do Império Romano.Os judeus apresentavam várias restrições ao tipo de influência quede algum modo lhes implicassem mudanças quanto à sua forma de adorar ao seu Deus. Os cristãos, de forma semelhante, também condenavam a adoração a outros deuses além do seu próprio. Essas diferenças desencadearam vários atritos.Justino escreveu em defesados cristãos e em seus escritos aparecem alguns vestígios dessa tensa relação com os “outros”. Por isso, busca-se analisar como a relação entre culto e cultura envolvendo os cristãos denunciados nos tempos desse apologista é representada nesses escritos.Aplicar-se-á uma análise semiótica do discurso associada a uma revisão de bibliografia sobre o assunto para o cumprimento desse objetivo. Espera-se com esse trabalho compreender como os problemas socioculturais envolvendo os cristãos e os outros são representados nos escritos desse apologista e mártir.
Palavras-chave: Cristianismo
Império Romano
Justino Mártir
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4650
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alessandro_arzani3.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)217.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.