EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4648
Tipo: Artigo
Título: O USO DA ACEPROMAZINA, DETOMIDINA E XILAZINA NA SEDAÇÃO EM CÃES: ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS E BIOQUÍMICAS
Autor(es): MELO, Alana Ribeiro de
MATTOS JUNIOR, Ewaldo de
Abstract: O presente trabalho tem o objetivo de avaliar separadamente os efeitos dos fármacos acepromazina, xilazina e detomidina sobre as variáveis hematológicas e bioquímicas em cães. Serão utilizados seis cães, dois machos e quatro fêmeas. Os mesmos serão submetidos aos três fármacos e distribuídos aleatoriamente em três grupos de dois animais cada. Sendo os cães utilizados com um intervalo de quinze dias e designados como grupo GA (acepromazina), GX (xilazina) e GD (detomidina). Serão avaliados os seguintes parâmetros: hemograma completo, contagem de plaquetas, proteínas totais, bioquímica sérica (alanina transferase, aspartato transferase, gama-glutamil transferase, fosfatase alcalina, creatinina plasmática, uréia plasmática) e albumina. As amostras sanguíneas serão coletadas em todos os grupos em nove momentos distintos que compreendem desde antes da aplicação dos fármacos, até 24 horas após a primeira aplicação. As alíquotas sanguíneas serão alocadas em tubos, contendo EDTA para o hemograma, e encaminhados para análise imediata. As amostras em tubos “seco” serão encaminhadas para exame de bioquímica e posteriormente centrifugadas para separação do soro e congeladas a –20°C para subsequente análise. Posteriormente, os dados serão analisados através de programa computacional Minitab versão 15, aonde serão submetidas ao teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov. As análises que apresentarem distribuição normal serão comparadas através da análise de perfil de amostras repetidas. As análises que forem de distribuição anormal serão submetidas ao teste de Mann-Withney. Espera-se verificar entre as ações de cada fármaco qual apresenta menores alterações hematológicas e bioquímicas.
Palavras-chave: Alterações hematológicas
Sedativos
Cães
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4648
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alana_ribeiro_melo.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)79.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.