EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4646
Tipo: Artigo
Título: BENEFÍCIOS DA ESCOLA DE POSTURA NA CAPACIDADE FUNCIONAL, NA FLEXIBILIDADE E NA INTENSIDADE DA DOR DE PACIENTES COM LOMBALGIA CRÔNICA
Autor(es): BIANCHI, Adriane Behring
FACCI, Ligia Maria
Abstract: A Lombalgia é um importante problema de saúde pública, que atinge grande parte da população mundial e acarreta prejuízos físicos, emocionais e econômicos aos indivíduos acometidos. As diretrizes atuais para tratar a lombalgia incluem correção postural e medidas educativas. A Educação em Saúde objetiva propagar informações para estimular novos conhecimentos, mudanças de atitudes e de ações para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. Nesse contexto, surge a Escola de Postura, que é utilizada no tratamento e prevenção da lombalgia, com enfoque na educação em saúde. O objetivo deste estudo será avaliar a efetividade da Escola de Postura na melhora da dor, da capacidade funcional e da flexibilidade lombar, a curto e médio prazo, em indivíduos com lombalgia crônica. Serão selecionados pacientes com lombalgia crônica, que procuraram a clínica de Fisioterapia do CESUMAR para tratamento. Os pacientes serão avaliados, por um examinador independente, através dos seguintes instrumentos: Teste de Schober,Back Performance Scale, Escala Visual Analógica da dor e do questionário Roland-Morris. Após a avaliação, os indivíduos serão randomizados em dois grupos: Escola de Postura (1) e Controle (2). Os pacientes do grupo 1 participarão do programa de Escola de Postura, composto por aulas teórico- práticas e os do grupo 2 serão acompanhados por meio de ligações telefônicas, sem receber orientações dos pesquisadores. Os pacientes serão reavaliados ao término do programa, três e seis meses após o término. Com este estudo espera-se encontrar alterações estatisticamente significantes no grupo Escola de Postura quando comparados ao grupo Controle, comprovando a eficácia do programa de Escola de Postura.
Palavras-chave: Educação em saúde
Escola de postura
Lombalgia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4646
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adriane_behring_bianchi.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)76.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.