MODALIDADE EaD TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4644
Tipo: Artigo
Título: Aspectos ergonômicos: doenças ocupacionais e o trabalhador da área da educação
Autor(es): SATO, Aline Ribeiro Ferraz
Primeiro Orientador: PEDROZA, Samuel Sales
Resumo: Tendo em vista que o presente estudo busca compreender, abordar as ocorrências e os riscos de doenças relacionadas com o exercício do trabalho de professor, apresentar questões que proporcionem bem-estar aos sujeitos e, ainda, de maneira que sua prevenção possa trazer segurança ao indivíduo. Entender a biomecânica dos movimentos exigidos através de atividades repetitivas e desenvolvidas em ambientes planejados ergonomicamente inadequados, pesquisa-se sobre os aspectos ergonômicos: doenças ocupacionais, dificuldades e pressões vivenciadas no trabalho docente como propiciadora de tensão existente, buscando na ergonomia condições favoráveis para preservar a saúde dos educadores, a fim de realizar um estudo de caso com professores da rede pública de ensino de Piraí do Sul – PR. Realizase, então, uma pesquisa com finalidade básica e estratégica, do tipo descritivo-exploratória, abordagem quali-quantitativa através do método hipotético-dedutivo, procedimentos teóricos e um levantamento através de questionário. Com os resultados obtidos no questionário foram possível analisar e identificar situações com as quais os professores se sentiam insatisfeitos e que se deparavam diariamente, o comportamento ao realizarem o trabalho proposto, adaptações que muitas vezes afetavam a sua saúde, mas que devem ser realizadas para que os objetivos fossem atingidos. Percebe-se a sua relevância na prevenção e direcionamento da prática pedagógica, o quanto a ergonomia tem para contribuir para a educação, a necessidade de ações pedagógicas, programas que tenham como objetivo auxiliar o docente trazendo benefícios e proporcionando um melhor desenvolvimento através da qualidade e eficiência no ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Ergonomia
Prevenção
Saúde dos educadores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Sato, Aline Ribeiro Ferraz. Aspectos ergonômicos: doenças ocupacionais e o trabalhador da área da educação. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Maringá - Unicesumar - Ead, Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4644
Data do documento: 17-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE RIBEIRO FERRAZ SATO.pdfSato, Aline Ribeiro Ferraz831.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.