MODALIDADE EaD TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4642
Tipo: Artigo
Título: O processo de fabricação de corda de poliéster reciclado como uma das formas de reutilização do Poli (tereftalato de etileno) Pet: um estudo de caso em uma empresa de médio porte em Santa Catarina.
Autor(es): BRITO, Wilson Leite de
Primeiro Orientador: ANJOS, Deyvid Oliveira dos
Resumo: A poluição ambiental é alvo de uma das maiores preocupações do mundo atual e o principal responsável por esta condição é a própria humanidade, nossa evolução e o método com que utilizamos nossos recursos. O petróleo trouxe por meio do seu refino, uma nova geração de produtos que contribuíram para nossa sociedade moderna, onde tudo que é concebido a partir desse período se move por combustível ou tem algum tipo de polímero em sua composição. Consequentemente, os produtos quando não são mais utilizados são tratados como resíduos sólidos, que sem um tratamento adequado vem se acumulando em “lixões”, ruas e oceanos. Buscando reverter este quadro, inúmeros estudos e novas tecnologias aplicadas à reciclagem tem se mostrado em contribuição a esta frente, procurando através do reuso de resíduos sólidos uma das formas de reduzir a exploração. Neste cenário, este estudo buscou empregar um destes resíduos, o polietileno tereftalato (PET) reciclado em substituição a resina virgem na fabricação da corda de poliéster em um lote piloto, de modo a avaliar seu desempenho, custo de produção e requisitos qualitativos de performance. Os resultados obtidos revelaram que apesar de haver disponibilidade do produto no mercado e seu custo de aquisição ser menor comparado a matéria prima virgem, a qualidade deste material ainda é inferior, devido a falhas na cadeia de processamento pós consumo, o que refletiu em baixa produtividade, desempenho e refugo. Gerando um produto com um custo final mais elevado, inviabilizando a comercialização.
Palavras-chave: Corda
Fibras
Flake
Extrusão de polímero
Trançadeira
PET reciclado
Sustentabilidade ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Brito, Wilson Leite de. O processo de fabricação de corda de poliéster reciclado como uma das formas de reutilização do Poli (tereftalato de etileno) Pet: um estudo de caso em uma empresa de médio porte em Santa Catarina. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Maringá - Unicesumar - Ead, Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4642
Data do documento: 10-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILSON LEITE DE BRITO.pdfBrito, Wilson Leite de.1.73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.