MODALIDADE EaD TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4641
Tipo: TCC
Título: Aplicação do controle interno de qualidade em laboratórios de análises clínicas.
Autor(es): SANTOS, Wagner Freire dos
Primeiro Orientador: CAMELOSSI, Ana Carolina Neves
Resumo: O controle de qualidade reúne um conjunto de procedimentos implementados por uma empresa a fim de garantir a excelência nos produtos e serviços por ela oferecidos. Neste artigo, o tema central foi o controle de qualidade, tomando-se como contexto específico a realidade dos laboratórios de análises clínicas. Ao longo do estudo, aborda-se sobre as diretrizes que definem as exigências para adequações relativas ao funcionamento de laboratórios de análises clínicas; destaca-se ainda sobre o controle de qualidade como uma forma de criar valor para o cliente, por meio do contínuo aperfeiçoamento de recursos humanos e materiais envolvidos nos procedimentos. A justificativa para a realização do estudo vem do fato de que os laboratórios necessitam utilizar-se de indicadores de qualidade, a fim de cumprirem as exigências legais e buscarem a excelência na prestação de serviços dispensados a seus clientes. O objetivo geral foi avaliar a importância da utilização de ferramentas de controle interno de qualidade nos laboratórios de análises clínicas. O método utilizado na pesquisa foi a revisão bibliográfica com o levantamento de artigos sobre o tema em bases de dados. Os resultados demonstram que a competitividade de uma empresa do ramo no mercado depende da sua capacidade de adoção de indicadores de qualidade como forma conferir uma confiabilidade cada vez maior nos resultados liberados. Uma gestão que vise a incorporação da tecnologia no processo analítico, a utilização de materiais de qualidade e a formação contínua dos colaboradores na busca de práticas laboratoriais adequadas são formas de reduzir possibilidades de ocorrência de erros.
Palavras-chave: Controle interno
Indicadores de qualidade
Laboratórios de análises clínicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Santos, Wagner Freire de. Aplicação do controle interno de qualidade em laboratórios de análises clínicas.2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Maringá - Unicesumar - Ead, Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4641
Data do documento: 14-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WAGNER FREIRE DOS SANTOS.pdfSantos, Wagner Freire.435.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.