01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC AGRONOMIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4638
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO TRATAMENTO COM AGENTES BIOLÓGICOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA
Autor(es): JESUALDO, Isabella Lopes
Primeiro Orientador: GASPAROTTO, Francielli
Abstract: A soja é a principal commodity agrícola brasileira e pesquisas que visem obter produtividade maior com maior sustentabilidade são necessárias. Assim, objetivou-se avaliar a ação de bactérias do gênero Bacillus e do fungo Trichoderma sp. via tratamento de sementes na qualidade sanitária e fisiológica de sementes de soja. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com 8 tratamentos e 4 repetições: T1–Testemunha; T2-Bacillus 2 ml/kg; T3-Trichoderma sp. 1 ml/kg; T4-Bacillus 2 ml/ kg + Trichoderma sp 1 ml/kg; T5–Fungicida 2,5 ml/kg; T6–Fungicida 2,5 ml/kg + Bacillus 2 ml/kg; T7-Fungicida 2,5 ml/kg + Trichoderma sp. 1 ml/kg e T8-Fungicida 2,5 ml/kg + Bacillus 1 ml/kg + Trichoderma sp. 1 ml/kg. Foram realizados: teste de padrão de germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca de plântula, emergência no campo e índice de velocidade de emergência, teste de sanidade em papel-filtro. Em relação ao índice de velocidade de germinação em papel e o incremento de germinação destacaram-se os tratamentos T3, T4, T5, T6, T7 e T8 diferindo de T1 e T2. Quanto à porcentagem de plântulas normais e ao comprimento de raiz, T7 e T8 apresentam os melhores resultados. Já para os índices de velocidade de emergência em areia e incremento de emergência no campo, os tratamentos T1, T2 e T8 apresentaram maiores valores, diferindo dos demais. Assim, T8 apresentou resultados significativos em um maior número de testes, mostrando que os tratamentos biológicos avaliados beneficiaram a qualidade fisiológica de sementes de soja.
Palavras-chave: Glycine max
Bacillus
Trichoderma
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4638
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELLA LOPES JESUALDO.pdfTrabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Agronomia, sob a orientação da Profa. Dra. Francielli Gasparotto308.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.