01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC AGRONOMIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4635
Tipo: Artigo
Título: POTENCIAL ALELOPÁTICO DE MILHETO SOBRE SISTEMAS AGRÍCOLAS
Autor(es): ASOIA, Emanuelly Chaves
Primeiro Orientador: BIDO. Graciene de Souza
Abstract: Diversas plantas daninhas causam prejuízos na produtividade das culturas anuais, como a trapoeraba (Commelina benghalensis) que desperta grande interesse, pois apresenta resistência ao glifosato e tem alta eficiência reprodutiva. Essa planta daninha pode interferir negativamente na cultura de feijão (Phaseolus vulgaris), alimento essencial no prato dos brasileiros, o qual teve seu consumo per capital aumentado nas últimas décadas. Atualmente, para a agricultura moderna, o desafio apontado é reduzir os danos ambientais, manter as características do solo e uma alta produtividade. A prática do plantio direto pode proporcionar a não ocorrência da germinação e emergência das plantas daninhas, por conta da presença de resíduos vegetais no solo. Esse controle pode se dar pela liberação de compostos alelopáticos presentes na palhada, impedindo a sobrevivência das sementes de plantas daninhas. O milheto é uma forrageira utilizada como cobertura verde em sistemas agrícolas e pode apresentar compostos alelopáticos em sua palhada, que consequentemente poderá interferir na cultura subsequente e plantas daninhas. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a germinação e crescimento inicial do feijão (Phaseolus vulgaris) e trapoeraba (Commelina benghalensis) na presença e ausência do extrato aquoso de milheto. Os experimentos foram conduzidos no laboratório de botânica do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, utilizando câmara de incubação B.O.D. a 25ºC e fotoperíodo de 12 horas, durante sete dias. Os tratamentos foram constituídos por diferentes concentrações do extrato aquoso de milheto (0, 25, 50, 75 e 100 %). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições, sendo cada uma constituída por 25 sementes distribuídas em gerbox. Os dados indicaram que o milheto alterou positivamento a germinação e crescimento inicial do feijão, entretanto, também mostrou efeitos positivos sobre a planta daninha trapoeraba.
Palavras-chave: Agrotóxico
Commelia beghalensis
Danos ambientais
Phaseolus vulgaris
Plantio direto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4635
Data do documento: 21-Nov-2019
Aparece nas coleções:AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANUELLY CHAVES ASOIA.pdfTrabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Agronomia, sob a orientação da Profa. Dra. Graciene de Souza Bido399.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.