01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC AGRONOMIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4634
Tipo: Artigo
Título: EFICIÊNCIA DO LODO NO DESENVOLVIMENTO DE Helianthus annuus
Autor(es): CASTRO, Edilaine Natália Alves de
SOUZA, Karolaine Gabriela de Freitas
Primeiro Orientador: PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
Abstract: Uma das aplicações do girassol ornamental (Helianthus annuus) é a exploração da sua inflorescência, que tem garantido espaço na floricultura. O lodo é um resíduo rico em matéria orgânica, macro e micronutrientes, podendo ser recomendado como adubo orgânico ou para recuperação de áreas degradadas, substituindo produtos químicos. Desta forma, o objetivo deste experimento foi verificar o desenvolvimento de Helianthus annuus, utilizando lodo de esgoto como substrato. O experimento foi realizado sobre DIC, com quatro repetições e seis tratamentos, sendo: 15%, 20%, 25%, 30% e 40% lodo/planta e testemunha com 100% de terra vegetal/planta. As misturas lodo com substrato ficaram em repouso por 30 dias e em sequência realizado a semeadura de Helianthus annuus. Após 60 dias em estufa as plantas foram levadas ao laboratório e analisado: área foliar (cm2), comprimento médio da parte aérea e radicular (cm), número médio de folhas (unidade), diâmetro médio do capítulo (cm), peso fresco médio das folhas (g), média do peso fresco e seco da parte aérea, radicular, flores e botões (g). Os resultados mostraram-se significativos pela análise de regressão nos parâmetros de número de folhas, área foliar e peso fresco da raiz. As porcentagens que possibilitaram maior desenvolvimento do capítulo (inflorescência) e número de botões florais variaram entre 30% e 40% de lodo de esgoto caleado/planta, assim como também, a média da matéria seca e fresca e comprimento da parte aérea e radicular, constatando que o lodo é uma alternativa viável para a produção de Helianthus annuus.
Palavras-chave: Parâmetros
Girassol ornamental
Adubo orgânico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4634
Data do documento: 8-Dez-2019
Aparece nas coleções:AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILAINE NATALIA ALVES DE CASTRO E KAROLAINE GABRIELA DE FREITAS SOUZA.pdfTrabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Agronomia, sob a orientação do Profa. Dra. Edneia Aparecida de Souza Paccola3.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.