01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC AGRONOMIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4626
Tipo: Artigo
Título: ADUBAÇÃO FOLIAR EM ARROZ IRRIGADO
Autor(es): ALMEIDA, Edivan Potratz de
CRUZ, André Matheus Nascimento
Primeiro Orientador: BIDO. Graciene de Souza
Abstract: O acréscimo da produtividade vegetal é determinado pela capacidade das plantas em produzir fotoassimilados. Na rizicultura, o declínio da capacidade fotossintética pode ocorrer precocemente durante o enchimento de grãos. A possibilidade de aumentar a área foliar pode se refletir positivamente no rendimento de grãos. Desse modo, o uso de fertilizantes na rizicultura, aplicados via foliar, pode proporcionar acréscimo nutricional e, conseqüente, aumento da produtividade. Assim, este trabalho teve o objetivo de avaliar o desenvolvimento e produtividade de arroz conduzido em sistema de irrigação por inundação, após ser submetido a quatro tratamentos: T1; sem fertilizante foliar. T2; fertilizantes mineral (NPK; 13-02-44), com mineral misto (2% P, 1% K, 0,7% B, 0,9% Mo + 30% aminoácidos + 10% carboidratos). T3; organomineral (70% substâncias húmicas, 11% carbono orgânico, 2% K, 1% P). T4; fertilizante mineral + mineral misto + organomineral). Os tratamentos foram constituídos de aplicações via foliar, nos estádios vegetativos V9 e V12 e estádio reprodutivo R0. Realizaram-se análises referentes aos parâmetros altura de plantas, número de panículas, peso de mil grãos e produtividade. O estudo foi conduzido em propriedade rural no município de Terra Rica-PR, com delineamento inteiramente casualizados, com cinco repetições. Os dados foram avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância. Os resultados mostraram que o tratamento quatro proporcionou maior incremento significativo nos parâmetros altura da planta, número de panículas e produtividade.
Palavras-chave: Fertilizante foliar
Oryza sativa L.
Produtividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4626
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRE MATHEUS NASCIMENTO CRUZ E EDIVAN POTRATZ DE ALMEIDA.pdfArtigo apresentado ao curso de graduação em Agronomia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel(a) em Agronomia, sob a orientação do Profa. Dra. Graciene de Souza Bido524.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.