EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4619
Tipo: Artigo
Título: O CONSULTÓRIO DE RUA COMO UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA USUARIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Autor(es): IDOGAWA JUNIOR, Wilson
BRAIDO, Luana
MARTINS, Mayra
Abstract: É notório o aumento da população que vive na rua, em decorrência do abuso de álcool e outras drogas, violência, mudanças econômicas, rompimentos familiares, entre outros, o que vem agravando os problemas de ordem política, econômica e sócias. Objetivos: identificar e analisar publicações que apresentam o trabalho das equipes do consultório de rua com os moradores de rua usuários de álcool e outras drogas. Métodos: Foram pesquisados artigos empíricos originais no período de 2003 a 2013 nos indexadores BVS, PubMed,SciELO, Lilacs. Resultados: A literatura sobre esta temática é escassa, a maioria da população de rua é masculina, faixa etária entre 25 e 44 anos, são alfabetizados e passaram a morar na rua em decorrência do uso de álcool e outras drogas, principalmente o uso do crack, a maioria possui parentes na cidade em que vive, mas não tem contato com os familiares. O acolhimento, a aceitação e a construção do vínculo foram destacados como essenciais para o sucesso do trabalho da equipe do consultório de rua. Conclusão: É evidente o aumento de usuários de drogas que passam a viver nas ruas, este é um problema de saúde pública e tem mobilizado autoridades e profissionais da área de saúde, e sociedade a buscarem práticas de saúde que possam intervir para a redução destes problemas. A prática do consultório de rua é uma delas e deve funcionar como porta de entrada para o sistema degarantias de direitos e acesso à rede de serviços sociais e de saúde.
Palavras-chave: População de rua
Drogas
Consultório de rua
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4619
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wilson_Idogawa_Junior.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)249.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.