EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4615
Tipo: Artigo
Título: (IN)COMPLETITUDE DAS INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR, 2003 A 2007
Autor(es): MELO, Willian Augusto de
CARVALHO, Maria Dalva de Barros
Abstract: Tem-se como objetivo avaliar a qualidade das informações referente a mortalidade considerando a completitude das informações no período de 2003 a 2007 no município de Maringá- PR, além de verificar a tendência linear de incompletitudes das variáveis deste sistema de informação. Os dados sobre mortalidade foram coletadas do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). As variáveis de interesse foram selecionadas, tabuladas e dicotomizadas como “Declarado” e “Não Declarado”, considerando como incompletitude as informações descritas como ignoradas ou ausentes. Verificou-se a descrição estatística das variáveis e análise de tendência linear. Observou-se tendência crescente de incompletitude para ocupação materna. O SIM apresentou qualidade ruim para escolaridade, qualidade boa para estado civil e excelente para as demais variáveis, e apresentou tendência linear crescente para incompletitude das variáveis raça/cor, escolaridade e estado civil (p<0,05). A qualidade das informações sobre mortalidade oferece indicadores para o planejamento e avaliação em saúde além de ser excelente fonte de dados para a pesquisa epidemiológica e estudos demográficos.
Palavras-chave: Sistemas de informação
Registro de mortalidade
Epidemiologia
Sistemas de informação de mortalidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4615
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Willian_Augusto_de_Melo.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)413.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.