EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4608
Tipo: Artigo
Título: DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS E MÉTODOS DE MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL, SUAS APLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÃO NA PRODUÇÃO ANIMAL
Autor(es): DIAS, Victor Hugo Cortez
SANTOS, Thaisa Gianchini dos
SIMONELLI, Sandra Maria
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
Abstract: Com o aumento populacional, verificado nos últimos anos, há necessidade de haver um aumento na produção de alimentos. Para o aumento na produtividade o melhoramento genético se utiliza de técnicas e métodos que auxiliam e maximizam a produção animal. Dentre as biotécnicas utilizadas podem ser citadas a inseminação artificial, a transferência de embriões, a fertilização in vitro, a sexagem de embriões, a clonagem e a transgeníase. Essas técnicas visam melhorar a produtividade em menor tempo e com maior lucro. O melhoramento genético se utiliza também de métodos que visam aumentar a produtividade, sendo eles a seleção e os cruzamentos. A seleção é a escolha dos melhores animais que serão utilizados como reprodutores e os cruzamentos são acasalamentos entre raças distintas com o intuito de se obter a heterose e a complementariedade dos animais. Em última instância , o melhoramento genético se utiliza da genética molecular, mais precisamente dos marcadores genéticos e da genômica, para obtenção de animais melhorados geneticamente.
Palavras-chave: Biotecnologia
Cruzamentos
Marcadores genéticos
Seleção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4608
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victor_Hugo_Cortez_Dias.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)239.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.