EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4597
Tipo: Artigo
Título: PRODUÇÃO DA ENZIMA CATALASE POR Pleurotus ostreatus, Oudemansiella canarii E Phanerochaete chrysosporiumEM CULTIVOS EM ESTADO SÓLIDO
Autor(es): MOTA, Thatiane Rodrigues
SOARES, Andréia Assunção
PERALTA, Rosane Marina
Abstract: Basidiomicetos ligninolíticos produzem diferentes enzimas oxidativas que podem ter grande aplicação industrial. Algumas são bem estudadas, tais como as lacases e peroxidases. As catalases de basidiomicetos são pouco estudadas e apresentam potencial uso em várias áreas industriais e ambientais. Elas eficientemente catalisam a decomposição do peróxido de hidrogênio a oxigênio e água e, junto com outras enzimas, protegem as células contra os efeitos nocivos das espécies reativas de oxigênio tais como superóxido e radicais hidroxil. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de catalase por três fungos da podridão branca da madeira, Pleurotus ostreatus, Oudemansiella canariie Phanerochaete chrysosporium cultivados em estado sólido utilizando farelo de trigo como substrato. Os resultados obtidos mostram que P. ostreatusfoi bastante superior a O. canariie P. chrysosporiumna produção de catalase.
Palavras-chave: Farelo de trigo
Fungos da podridão branca
Stress oxidativo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4597
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thatiane_Rodrigues_Mota_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)242.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.