EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4586
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA MINIMIZAÇÃO DE FORMAÇÃO DE TRIHALOMETANOS(THM) POR MEIO DA REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA NATURAL (MON) POR PROCESSOS DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO SEGUIDO DE ADSORÇÃO
Autor(es): SANTOS, Tássia Rhuna Tonial dos
BONGIOVANI, Milene Carvalho
ARAKAWA, Flavia Sayuri
SHIMABUKU, Quelen Leticia
BERGAMASCO, Rosângela
VIEIRA, Marcelo Fernandes
Abstract: A desinfecção é a etapa responsável pela segurança do ponto de vista microbiológico no tratamento de água potável. No entanto o cloro utilizado nessa etapa devido suas reações com a matéria orgânica natural (MON) formam os trihalometanos (THM). Assim, este estudo propõe avaliar a eficiência dos coagulantes policloreto de alumínio (PAC) e Moringa oleifera Lam sem óleo extraído por hexano (MO+NaCl (hex))no processo de coagulação/floculação seguido por um processo de adsorção utilizando uma coluna com o adsorvente carvão ativado de coco de dendê, visando a remoção de cor aparente, turbidez e compostos com absorção em UV254nm assim como aminimização da formação de THM. Para os ensaios realizados em Jar Test, foi utilizada água proveniente da bacia do rio Pirapó, Maringá, PR, com dosagens de 9,5 mg.L-1e 30mg.L-1 para o PAC e Moringa oleifera Lam sem óleo, respectivamente, seguido por uma coluna de adsorção contendo 150 g de carvão ativado de casca de coco de dendê. Após a adsorção, amostras foram coletadas para avaliar a eficiência de remoção. Foi possível verificar que, o tratamento de coagulação/floculação seguido por adsorção foi capaz de remover 100% dos parâmetros cor, UV254nme CODe o parâmetro turbidez foi reduzido significativamente mantendo-se dentro da Portaria nº 2914/2011 <5 NTU. Obtivemos também uma diminuição significativa dos compostos THM formados quando utilizou-se o coagulante MO+NaCl (hex).
Palavras-chave: Coagulação/floculação
Adsorção
Trihalometanos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4586
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tassia_Rhuna_Tonial_dos_Santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)297.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.