EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4584
Tipo: Artigo
Título: REFLEXÕES SOBRE A VIDA E A MORTE À LUZ DAS DIRETIVAS ANTECIPATIVAS DE VONTADE
Autor(es): TELLES, Tâmi Cristiane de Souza
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar e divulgar as Diretivas Antecipativas de Vontades presente na Resolução sob nº 1995 de 2012 do Conselho Federal de Medicina, analisando o conceito de vida e de morte, bem como abordar que as relações entre médicos e pacientes. Estas precisam ser moldadas pelo princípio da autonomia de vontade, em virtude das diretivas se apresentarem como um documento redigido pelo paciente expressando como quer ser tratado quando estiver em estado de terminalidade da sua vida ou em estado vegetativo. A Constituição Federal protege a dignidade e a vida da pessoa humana, mas está não é absoluta, pois a morte é a única certeza presente na existência humana. Ademais, o paciente possui o direito de ter uma morte digna de acordo com os desejos, vontades e crenças, desde que em consonância com o ordenamento jurídico pátrio.
Palavras-chave: Diretivas antecipativas de vontade
Autonomia da vontade
Dignidade da pessoa humana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4584
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tami_Cristiane_de_Souza_Telles.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)240.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.