EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4556
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DESCONTÍNUA DE MEL INVERTIDO
Autor(es): ACORSI, Renam Luis
MORAES, Flávio Faria de
OLIVO, José Eduardo
Abstract: Este trabalho introduz uma modificação no mosto utilizado no processo de fermentação alcoólica por leveduras e avalia a cinética da produção de etanol nessa nova condição. As fermentações foram conduzidas, em temperaturas controladas, utilizando um meio de cultivo à base de mel invertido de cana- de- açúcar de modo a se aproximar da realidade industrial. Para buscar eventuais efeitos inibitórios causados pelo uso deste meio de cultivo, as fermentações foram realizadas em diferentes concentrações iniciais de açúcares redutores totais (ART), tendo até o momento sido feita a varredura nos extremos inferiores de concentração, entre 30 e 75 g/L de concentração inicial de ART, onde os parâmetros cinético encontrados encontraram-se dentro da faixa considerada normal, exceto as velocidades específicas de crescimento celular, que foram baixas em todas as fermentações. Entretanto,a velocidade de consumo de substrato para esse meio de cultivo diferenciado foi alta, tendo esta aumentado com o aumento de concentração inicial de ART até atingir um máximo de 1,678 gS/h·gX.
Palavras-chave: Cinética fermentativa
Mel invertido
Fermentação alcoólica descontínua
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4556
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renam_Luis_Acorsi.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)342.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.