EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4555
Tipo: Artigo
Título: APROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS NATURAIS E DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA INOVAÇÃO QUÍMICA DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS
Autor(es): PAIXÃO, Rebecca Manesco
PAGANINI, Natália Cavalini
GONÇALVES, José Eduardo
SILVA, Judson Ricardo Ribeiro da
Abstract: O desenvolvimento e a caracterização de um novo material constituído por resíduos sólidos urbanos e industriais como o poliestireno expandido (ISOPOR), bagaço da cana- de- açúcar, poliestireno de alta densidade (PEAD), garrafas PET e folhas de papel alumínio (presentes em caixas “TetrapaK”) constituem o principal objetivo deste trabalho. Estudos sobre a composição química destes materiais indicam que estes resíduos apresentam grande potencial para a confecção de materiais ecológicos para a utilização na construção civil. Os testes de caracterização química e física dos blocos serão avaliados de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e/ou American Society for Testing Materials (ASTM). Análises por microscopia eletrônica devarredura (MEV), espectrometria dispersiva de raios-x (EDX) e difretometria de raios-x, além da exposição do material às intempéries também serão avaliados. Os principais resultados esperados quanto ao aspecto social deste trabalho é de contribuição para a preservação ambiental em programas educativos e tecnológicos no intuito de produzir materiais úteis e inovadores. Com relação aos aspectos econômicos, esperamos deste projeto que o estudo da inovação química de compósitos poliméricos junto com materiais reciclados, fortaleça a indústria através da produção de materiais com qualidade e de menor custo, e que tratando dos aspectos ambientais, considerando que o compósito não irá degradar o meio, também propicie um ambiente com menos lixo reciclado, melhorando a qualidade de vida da população. Ao término dos estudos, esperamos realizar publicações de artigos em periódicos especializados, assim como a divulgação dos resultados em congressos e reuniões e científicas.
Palavras-chave: Compósitos poliméricos
Inovação química
Materiais reciclados
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4555
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebecca_Manesco_Paixao.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)248.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.