EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4549
Tipo: Artigo
Título: RESPOSTA DA SOJA INOCULADA A DIFERENTES DOSES DE MOLIBDÊNIO
Autor(es): POLVANI, Rafael Leibante
PINTO, José de Castro
MANNIGEL, Anny Rosi
MORESKI, Humberto M.
Abstract: A soja é importante em rotações de cultura, por ser uma espécie vegetal rústica e com a capacidade de melhorar a fertilidade do solo por meio da fixação biológica do nitrogênio disponível no ar atmosférico (GILIOLI, 2000; ABIOVE, 2007; EMBRAPA, 2007). O uso de produtos comerciais contendo bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Bradyrhizobium, tem proporcionado aumento na produção de soja no Paraná. Mas a deficiência por Molibdênio (Mo) pode afetar a eficiência da inoculação e diminuir a produtividades. Trabalhos no Estado são poucos, assim o presente projeto tem como objetivo avaliar a eficiência da aplicação de molibdênio na produção de soja. As plantas receberão como adubação de base P e K em formulação de acordo com recomendação em análise de solo. O molibdênio será aplicado através de adubação foliar nas concentrações de 0 (testemunha); 10; 20; 30 e 40 g.ha-1 do nutriente, com aplicação sendo entre os estádios V3 e V5. O plantio será realizado em solo LATOSSOLO Vermelho na fazenda BIOTEC do CESUMAR (Centro Universitário de Maringá), Paraná. O delineamento será ao acaso onde haverá 4 repetições. No estádio fisiológico R5 serão avaliados o número de nódulos (nº/10plantas) e peso de nódulos (g/10 plantas) e no fim do ciclo será avaliada a produção de grãos (kg ha-1) e o peso de 100 grãos (g/100 grãos). Os dados serão analisados por análise devariância. Para estabelecer a relação entre tratamentos será realizada análise de regressão pelo programa SISVAR da UFV.
Palavras-chave: Molibdênio
Nodulação
Produtividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4549
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael_Leibante_Polvani.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)403.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.