EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4546
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE MULHERES IDOSAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(es): SOTO, Pedro Henrique Teixeira
MEDEIROS, Matheus Fleury
SARDINHA, Natália Scaneiro Boy
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
Abstract: O aumento da expectativa de vida da população é uma realidade entre os diversos grupos populacionais. Esta realidade tem determinado uma modificação no perfil demográfico e de morbimortalidade, resultando em envelhecimento da população e consequentemente aumento proporcional das doenças crônico-degenerativas. O processo de envelhecimento vem acompanhado por problemas de saúde físicos e mentais provocados, frequentemente, por doenças crônicas e quedas. O estudo tem como objetivo identificar e classificar o risco de mulheres idosas de uma equipe de Saúde da Família no município de Maringá. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, retrospectivo e de corte transversal, tendo como população mulheres idosas que utilizam medicamentos antidepressivos de uma equipe de Saúde da Família do município de Maringá-PR. Os dados serão coletados por meio de registro e por meio de prontuários de todas as pacientes mulheres que utilizam medicamentos antidepressivos. Utilizando o critério de classificação de risco proposto pelo Município de Belo Horizonte, em Risco Habitual (0) e Risco Alto (2), após a coleta de dados, os mesmos serão tabulados, codificados e analisados por meio de estatística descritiva. Espera-se contribuir para a melhoria da qualidade e resolutividade da assistência de mulheres idosas,com ênfase no envolvimento de todos os profissionais da equipe, observando as necessidades de saúde, cuidados e bem-estar das usuárias do Sistema Único de Saúde, priorizando a identificação e avaliação dessas necessidades; bem como maximizar as condições de saúde dessas mulheres, minimizando as perdas e limitações, facilitando o diagnóstico e auxiliando o tratamento.
Palavras-chave: Avaliação de risco
Diagnóstico
Envelhecimento demográfico
Pessoa idosa
Saúde da família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4546
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro_Henrique_Teixeira_Soto.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)250.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.