EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4545
Tipo: Artigo
Título: UTILIZAÇÃO DE LISÍMETROS DE DRENAGEM PARA DETERMINAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DA CULTURA DO TRIGO
Autor(es): VIEIRA, Paulo Vinicius Demeneck
FREITAS, Paulo Sérgio L. de
HASHIGUTI, Heraldo Takao
SILVA, André Luiz B. R. da
BRESCANSIN, ariana Gomes
OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
Abstract: Objetivou-se nesse trabalho determinar o coeficiente cultural (Kc) do trigo para a região de Maringá- PR, para isso foi utilizado três lisímetros de drenagem, um equipamento de TDR (Reflectometria no Domínio do Tempo) paras estimativas de umidade do solo, medidas das entradas de água no sistema (chuvas e irrigações) e a drenagem dos lisímetros. Com os dados coletados diariamente foi calculado a evapotranspiração da cultura (ETc). Foi calculado ETo utilizando a equação de Penman-Monteith, com os dados climáticos da estação climatológica automática, e a relação entre ambas obteve-se o valor de Kc. Os resultados obtidos foram comparados com a metodologia de calculo do boletim da FAO nº 56. Os valores de Kc encontrados foram 0,67; 0,67; 1,01; 1,03 e 0,42 para o inicio e perfilhamento, emborrachamento, floração, enchimento de grãos e maturação, respectivamente. O valor de Kc teve alta correlação e exatidão com o modelo da FAO.
Palavras-chave: Coeficiente cultural
FAO-56
Kc
TDR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4545
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo_Vinicius_Demeneck_Vieira_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)273.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.