EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4537
Tipo: Artigo
Título: QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) EM LONDRINA–PARANÁ NO ANO DE 2012
Autor(es): LIMA, Nicole Ribeiro de
SCHUROFF, Paulo Alfonso
PELAYO, Jacinta Sanchez
Abstract: A qualidade da água de abastecimento público é de grande importância para a saúde da população. Assim, considerando a importância das doenças veiculadas por água imprópria para consumo, observou-se a necessidade de um estudo para avaliar a qualidade microbiológica da água consumida nos centros municipais de educação infantil (CMEI) da cidade de Londrina –PR. Foram coletadas amostras de 135 CMEI, todas tratadas. Duas (1,5%) escolas apresentaram amostras de água contaminadas com coliformes totais e nenhuma com Escherichia coli, sendo estas duas amostras consideradas impróprias para consumo com base na portaria MS Nº 2914/2011. Com embasamento nos resultados obtidos e juntamente com a 17a Regional de Saúde (Londrina-PR), foi possível notificar a contaminação destas águas, permitindo o tratamento destas e a realização de uma orientação às escolas para manutenção das caixas d’água. Depois de tomadas as devidas providências foram realizadas a recoleta das amostras contaminadas e pode-se constatar a ausência de coliformes totais e E. coli, considerando, então essas águas próprias para o consumo humano.
Palavras-chave: Água
CMEI
Escherichia coli
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4537
Data do documento: 22-Out-2013
Aparece nas coleções:VIII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (22 à 25 de Outubro de 2013)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nicole_Ribeiro_de_Lima_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VIII Encontro Internacional de Produção Científica (22 a 25 de outubro de 2013)340.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.